Guarda Ambiental apreende 40 tarrafas e 10 redes na Represa Billings em São Bernardo do Campo-SP – Portal Pesca Amadora Esportiva Guarda Ambiental apreende 40 tarrafas e 10 redes na Represa Billings em São Bernardo do Campo-SP | Guarda Ambiental apreende 40 tarrafas e 10 redes na Represa Billings em São Bernardo do Campo-SP – Portal Pesca Amadora Esportiva

Guarda Ambiental apreende 40 tarrafas e 10 redes na Represa Billings em São Bernardo do Campo-SP

Guarda Ambiental apreende 40 tarrafas e 10 redes na Represa Billings no ABC 2A Guarda Ambiental da Prefeitura de São Bernardo do Campo tem atuado para fazer valer na cidade o período de defeso, quando, para garantir a reprodução das espécies, é proibido caçar ou pescar. Para isso, reforça a fiscalização embarcada na Represa Billings, coibindo a pesca ilegal e predatória na região.

Até o último dia 15 de fevereiro, a inspetoria da Guarda Ambiental informou que foram apreendidas 40 tarrafas (rede de pesca circular), 10 redes e um barco de alumínio com motor. Só em janeiro, foram seis tarrafas e três redes provenientes da pesca irregular.

De acordo com o inspetor Fabio Sampaio, o defeso é instituído por instrução normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e tem como objetivo proteger a fauna aquática durante a época de reprodução ou de seu maior crescimento. “Desta forma, o defeso garante a sustentabilidade de nossa represa. Contamos com a colaboração da população nesse processo”, afirmou.

Guarda Ambiental apreende 40 tarrafas e 10 redes na Represa Billings no ABCNa Represa Billings os peixes mais comuns encontrados são tilápias, lambaris, carpas, traíras e bagres. Durante o defeso, a pesca amadora pode ser realizada, desde que seja por pescador regularizado no Ministério da Pesca e Aquicultura e que utilize apenas linha de mão ou vara, linha e anzol.

Além da atuação embarcada, a Guarda Ambiental apresentou saldo positivo no mês de janeiro, com a recuperação de 14 animais silvestres, como jararacas, saruês, tucanos, corujas, jabutis e gaviões. Nesse mesmo período embargaram duas obras irregulares localizadas em área de manancial.

PATRULHAMENTO – A Guarda Ambiental realiza durante o defeso patrulhamento diário por meio de duas embarcações, uma pequena e outra de médio porte. Às 8h, a Guarda já está com as embarcações na água. O apoio é realizado por terra, com viaturas e efetivo que conhece os principais acessos à represa.

As ações contam ainda com o apoio de fiscais da Secretaria de Gestão Ambiental, que auxiliam nas operações por terem mapeadas regiões da represa com maior incidência.

ABC do ABC

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato