Últimas Notícias

Guarda Ambiental apreende 40 tarrafas e 10 redes na Represa Billings em S√£o Bernardo do Campo-SP

Guarda Ambiental apreende 40 tarrafas e 10 redes na Represa Billings no ABC 2A Guarda Ambiental da Prefeitura de São Bernardo do Campo tem atuado para fazer valer na cidade o período de defeso, quando, para garantir a reprodução das espécies, é proibido caçar ou pescar. Para isso, reforça a fiscalização embarcada na Represa Billings, coibindo a pesca ilegal e predatória na região.

At√© o √ļltimo dia 15 de fevereiro, a inspetoria da Guarda Ambiental informou que foram apreendidas 40 tarrafas (rede de pesca circular), 10 redes e um barco de alum√≠nio com motor. S√≥ em janeiro, foram seis tarrafas e tr√™s redes provenientes da pesca irregular.

De acordo com o inspetor Fabio Sampaio, o defeso √© institu√≠do por instru√ß√£o normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov√°veis (IBAMA) e tem como objetivo proteger a fauna aqu√°tica durante a √©poca de reprodu√ß√£o ou de seu maior crescimento. ‚ÄúDesta forma, o defeso garante a sustentabilidade de nossa represa. Contamos com a colabora√ß√£o da popula√ß√£o nesse processo‚ÄĚ, afirmou.

Guarda Ambiental apreende 40 tarrafas e 10 redes na Represa Billings no ABCNa Represa Billings os peixes mais comuns encontrados são tilápias, lambaris, carpas, traíras e bagres. Durante o defeso, a pesca amadora pode ser realizada, desde que seja por pescador regularizado no Ministério da Pesca e Aquicultura e que utilize apenas linha de mão ou vara, linha e anzol.

Al√©m da atua√ß√£o embarcada, a Guarda Ambiental apresentou saldo positivo no m√™s de janeiro, com a recupera√ß√£o de 14 animais silvestres, como jararacas, saru√™s, tucanos, corujas, jabutis e gavi√Ķes. Nesse mesmo per√≠odo embargaram duas obras irregulares localizadas em √°rea de manancial.

PATRULHAMENTO ‚Äď A Guarda Ambiental realiza durante o defeso patrulhamento di√°rio por meio de duas embarca√ß√Ķes, uma pequena e outra de m√©dio porte. √Äs 8h, a Guarda j√° est√° com as embarca√ß√Ķes na √°gua. O apoio √© realizado por terra, com viaturas e efetivo que conhece os principais acessos √† represa.

As a√ß√Ķes contam ainda com o apoio de fiscais da Secretaria de Gest√£o Ambiental, que auxiliam nas opera√ß√Ķes por terem mapeadas regi√Ķes da represa com maior incid√™ncia.

ABC do ABC


Deixe o seu Comentário - Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br