PMA prende 10 pessoas e apreende 498 kg de pescados durante operação Carnaval no MS – Portal Pesca Amadora Esportiva PMA prende 10 pessoas e apreende 498 kg de pescados durante operação Carnaval no MS | PMA prende 10 pessoas e apreende 498 kg de pescados durante operação Carnaval no MS – Portal Pesca Amadora Esportiva

PMA prende 10 pessoas e apreende 498 kg de pescados durante operação Carnaval no MS

PMA prende 10 pessoas e apreende 498 kg de pescados durante operacao Carnaval no MS 2A Polícia Militar Ambiental encerrou nesta quarta-feira, às 08h a Operação Carnaval, que teve como foco principal a prevenção e repressão à pesca predatória. Ao todo foram autuadas 17 pessoas, quatro a mais à operação passada, quando foram 13 autuados. Foram 10 presos por pesca predatória e seis prisões na operação passada.

Foram três pessoas autuadas por pescar sem licença e nenhuma na operação anterior.A pesca sem licença não é crime ambiental, mas somente infração administrativa. Vale ressaltar que a pesca estava aberta na modalidade pesque-solte no leito do rio Paraguai e, por isso, autuação por falta de licença durante a piracema.

PMA prende 10 pessoas e apreende 498 kg de pescados durante operacao Carnaval no MS 3O número de autos de infração foi excelente, embora dentro da média, tendo em vista que nos anos em que os números foram mais altos, a pesca estava aberta, e por esta razão, mais autuações. Por exemplo, em 2012, só em autuações por falta de licença de pesca foram 12.

A quantidade de pescado apreendida foi de 498 Kg, enquanto na operação passada foram apreendidos apenas 31 kg. A diferença ocorreu em razão de duas apreensões no município de Corumbá, sendo um pescador preso com 340 kg e outro com 113 kg. Foi a maior apreensão de pescado desde 2007, quando foram separados números da Operação Carnaval. A apreensão foi maior ao que se apreendeu nos três meses de piracema, quando foram apreendidos 454 kg.

PMA prende 10 pessoas e apreende 498 kg de pescados durante operacao Carnaval no MS 4A quantidade de petrechos de pesca proibidos teve como destaque a quantidade de redes. Foram 31, medindo 2,2 km, a maior desde 2007 e o dobro da operação passada, com 15. A quantidade de anzóis de galho também foi a maior de todas as operações, desde 2007, quando os números começaram a ser separados. 434 anzóis, contra 253 na operação passada.

As ocorrências relativas à pesca predominaram (13), porém, outros crimes foram combatidos e prevenidos. Um fazendeiro foi autuado por desmatamento de 5 hectares e um foi autuado por armazenamento ilegal de madeira. Uma pessoa foi autuada por transporte ilegal de aroeira e outra por construir em área de preservação permanente (APP).

PMA prende 10 pessoas e apreende 498 kg de pescados durante operacao Carnaval no MS
Veja Tabela de Apreensões

Os valores de multas aplicados foram de R$30.300,00, contra R$ 103.000,00 na operação passada. A diferença foi em razão de apreensão de carvão e de autuação por um desmatamento de 57 hectares em área protegida (APP) que preveem multas maiores, às ocorrências desta operação, que predominaram os flagrantes de pesca predatória.

O resultado da fiscalização intensificada é fundamental, não só por prender quem desrespeita a lei, mas também, por dissuadir os que desrespeitariam, caso a PMA não fosse vista. Não só com relação à pesca, mas a prevenção também se mostrou importante em relação a outros tipos de crimes.

A PMA retirou dos rios 2,2 km de redes de pesca e 435 anzóis de galho, petrechos com alta capacidade de dizimar cardumes. Especialmente quando a pesca está proibida, algumas pessoas armam esses petrechos e voltam pela madrugada somente para conferir, o que torna difícil a prisão desses infratores. Dessa forma, a prevenção ao se retirar esses petrechos, evita a depredação dos cardumes, principalmente neste período reprodutivo.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato