Últimas Notícias

Sema apreendeu quase duas toneladas de peixes e aplicou mais 200 mil reais em multas no MT

Sema apreendeu quase duas toneladas de peixes e aplicou mais 200 mil reais em multas no MTO período de piracema nos rios de MT está chegando ao fim. No dia 29 de fevereiro, encerra-se os quatro meses em que a pesca ficou proibida nas principais Bacias Hidrográficas do estado.

A proibi√ß√£o se faz necess√°ria porque √© nessa √©poca, de novembro ao in√≠cio de mar√ßo, que maioria das esp√©cies de peixes sobem at√© as nascentes dos rios para se reproduzirem. De acordo com um balan√ßo parcial da Sema ‚Äď Secretaria de Meio Ambiente, as equipes de fiscaliza√ß√£o apreenderam mais de uma tonelada e meia de pescado, dezenas de equipamentos usados em pescaria e aplicaram cerca de 230 mil reais em multa.

Para o superintendente de fiscaliza√ß√£o do √≥rg√£o, major Fagner Augusto do Nascimento, o trabalho surtiu efeito positivo. “Os n√ļmeros de apreens√Ķes, multas e pris√Ķes deixa claro que o sistema de fiscaliza√ß√£o est√° atento e funciona.” O militar ressalta que o grande desafio √© fazer as pessoas entenderem a import√Ęncia da preserva√ß√£o.

Quem pratica a pesca irregular ou predatória? O ribeirinho, o pescador profissional que tem a atividade como meio de ganhar o sustento da família ou pessoas que querem levar vantagem de forma ilícita e criminosa.

O major explica que pescar durante a piracema √© crime, e da cadeia, multa, apreens√£o de equipamentos e outras sans√Ķes. Ele esclarece que a pessoa que compra o peixe nesse per√≠odo tamb√©m comete crime ambiental.

Para denunciar pesca ilegal ou qualquer outro crime ambiental, basta ligar para 65 3613-7394, específico para o período da piracema, o 0800 65 3939 ou pelo site: www.sema.mt.gov.br


Loja Roupas de Pesca


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato