Últimas Notícias

Barcelos promove carreata em favor do turismo e contra pesca ilegal do Tucunaré no AM

Aconteceu ontem (19) na cidade de Barcelos (AM), uma manifesta√ß√£o em favor do turismo de pesca esportiva e pedindo maior rigor nas fiscaliza√ß√Ķes contra a pesca ilegal na regi√£o, promovida pelos chamados “geladores”, que agem na regi√£o capturando de toneladas de peixes, principalmente o tucunar√©s-a√ß√ļ, o s√≠mbolo da pesca esportiva na Amaz√īnia.

Barcelos √© uma das cidades mais procuradas no estado do Amazonas por pescadores esportivos de todo o pa√≠s e alguns pa√≠ses da Europa e Am√©rica do Norte que visam pescar, principalmente o tucunar√©-a√ß√ļ, al√©m dos diversos peixes encontrados na regi√£o.

O turismo de pesca √© um dos principais geradores de empregos na cidade, por√©m nessa √ļltima temporada, com a seca que se arrastou pelo per√≠odo, alguns barco hot√©is n√£o tiveram condi√ß√Ķes de subir para pontos mais isolados, for√ßando a grande maioria a pescar em √°reas pr√≥xima ao munic√≠pio, em contra partida, v√°rios barcos “geladores” foram flagrados retirando toneladas de peixes de forma irregular, prejudicando a pesca esportiva na regi√£o. Em algumas lagoas, operadores relataram que n√£o chegaram a fisgar um peixe sequer ap√≥s a passagem dos pescadores ilegais.

A manifestação de ontem reuniu cerca de 1.000 pessoas e percorreu vários pontos da cidade antes de chegar a praça principal. A ação contou com o apoio da ABOT (Associação Barcelense dos Operadores de Turismo), o diretor da associação Ian-Arthur de Suloki, entende que a pesca do tucunaré deveria ser proibida em qualquer época do ano.

V√ćDEO DE UM TRECHO DA MANIFESTA√á√ÉO

“O governo cria um decreto que não funciona, pois não possui um efetivo de fiscais suficientes para verificar a região inteira somado aos problemas políticos do município que acabam prejudicando a comunidade que fica sem a rotatividade turística que a mantém.

A Associa√ß√£o conta hoje com 27 empresas associadas que trabalham diretamente ou indiretamente com a pesca esportiva no munic√≠pio de Barcelos, entre quiosques, hot√©is e embarca√ß√Ķes.


Deixe o seu Comentário - Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br