Barcelos promove carreata em favor do turismo e contra pesca ilegal do Tucunaré no AM – Portal Pesca Amadora Esportiva Barcelos promove carreata em favor do turismo e contra pesca ilegal do Tucunaré no AM | Barcelos promove carreata em favor do turismo e contra pesca ilegal do Tucunaré no AM – Portal Pesca Amadora Esportiva

Barcelos promove carreata em favor do turismo e contra pesca ilegal do Tucunaré no AM

Aconteceu ontem (19) na cidade de Barcelos (AM), uma manifestação em favor do turismo de pesca esportiva e pedindo maior rigor nas fiscalizações contra a pesca ilegal na região, promovida pelos chamados “geladores”, que agem na região capturando de toneladas de peixes, principalmente o tucunarés-açú, o símbolo da pesca esportiva na Amazônia.

Barcelos é uma das cidades mais procuradas no estado do Amazonas por pescadores esportivos de todo o país e alguns países da Europa e América do Norte que visam pescar, principalmente o tucunaré-açú, além dos diversos peixes encontrados na região.

O turismo de pesca é um dos principais geradores de empregos na cidade, porém nessa última temporada, com a seca que se arrastou pelo período, alguns barco hotéis não tiveram condições de subir para pontos mais isolados, forçando a grande maioria a pescar em áreas próxima ao município, em contra partida, vários barcos “geladores” foram flagrados retirando toneladas de peixes de forma irregular, prejudicando a pesca esportiva na região. Em algumas lagoas, operadores relataram que não chegaram a fisgar um peixe sequer após a passagem dos pescadores ilegais.

A manifestação de ontem reuniu cerca de 1.000 pessoas e percorreu vários pontos da cidade antes de chegar a praça principal. A ação contou com o apoio da ABOT (Associação Barcelense dos Operadores de Turismo), o diretor da associação Ian-Arthur de Suloki, entende que a pesca do tucunaré deveria ser proibida em qualquer época do ano.

VÍDEO DE UM TRECHO DA MANIFESTAÇÃO

“O governo cria um decreto que não funciona, pois não possui um efetivo de fiscais suficientes para verificar a região inteira somado aos problemas políticos do município que acabam prejudicando a comunidade que fica sem a rotatividade turística que a mantém.

A Associação conta hoje com 27 empresas associadas que trabalham diretamente ou indiretamente com a pesca esportiva no município de Barcelos, entre quiosques, hotéis e embarcações.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato