Mais de 740 kg de pescado ilegal foram apreendidos no Lago Peixe Angical-TO – Portal Pesca Amadora Esportiva Mais de 740 kg de pescado ilegal foram apreendidos no Lago Peixe Angical-TO | Mais de 740 kg de pescado ilegal foram apreendidos no Lago Peixe Angical-TO – Portal Pesca Amadora Esportiva

Mais de 740 kg de pescado ilegal foram apreendidos no Lago Peixe Angical-TO

Mais de 740 kg de pescado ilegal foram apreendidos no Lago Peixe Angical-TOFiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreenderam, neste fim de semana, no lago da usina hidrelétrica de Peixe Angical, 552 kg de pescado impróprios para o consumo. Espécies amazônicas como papa-terra, cachorra, tucunaré e caranha estavam expostas em caixas térmicas, já evisceradas (sem as vísceras), o que é considerado fora das normas sanitárias. Os peixes foram inutilizados no Aterro Sanitário do município de Peixe.

De acordo com o inspetor agropecuário Ricardo Matarazzo, da unidade local da Adapec de Figueirópolis, 70 kg do pescado estavam com um pescador e 485 kg com um atravessador. O destino dos peixes era um entreposto em Aliança do Tocantins e seguiria para um frigorífico no estado do Ceará. “As vísceras dos peixes só podem ser retiradas em um entreposto. Quando isso é feito no local da pescaria há risco de contaminação”, explicou Ricardo Matarazzo.

Mais apreensões
Os fiscais da Adapec também acompanharam a Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental (Cipama) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) na apreensão de mais 190 kg de pescado próprios para o consumo e que, portanto, foram doados para a Assistência Social do município de Peixe.

A ação foi desencadeada após denúncia anônima de pesca predatória feita ao Naturatins e à Cipama. De acordo com a gerente de Inspeção Animal da Adapec, Joseane Cadermatori, a parceria com os órgãos ambientais é importante no trabalho de combate ao comércio clandestino de produtos de origem animal. “A ação conjunta dos órgãos de fiscalização é fundamental para garantirmos que os produtos ofertados aos consumidores tenham procedência e qualidade”, explicou.

Portal Tocantins.GOV

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato