Últimas Notícias

Austrália usará vírus da herpes para erradicar as carpas no País

Australia usara virus da herpes para erradicar as carpas no PaisA Austr√°lia planeja espalhar em suas √°guas uma esp√©cie de v√≠rus do herpes para erradicar a carpa comum, uma esp√©cie invasiva considerada “o pior parasita de √°gua doce” do pa√≠s.

O plano nacional para o controle de carpas, um peixe introduzido na Austr√°lia em meados do s√©culo XIX, contar√° com um or√ßamento de 15 milh√Ķes de d√≥lares australianos, 9,7 milh√Ķes de euros.

O ministro australiano de Agricultura, Barnaby Joyce, que ganhou fama por sua batalha contra os cachorros que o ator Johnny Depp levou ilegalmente √† Austr√°lia, indicou que os preju√≠zos gerados pela carpa comum custavam todos os anos √† economia 500 milh√Ķes de d√≥lares australianos.

Sua capacidade para sobreviver em águas quentes e com baixos níveis de oxigênio permitiu à carpa comum (Cyprinus carpio) proliferar, especialmente no Estado de Victoria e no vizinho Austrália Meridional.

Em algumas zonas, as vias navegáveis se tornaram pantanosas devido à forte população de carpas, que arrancam as raízes das plantas aquáticas. Além disso, quase 90% dos peixes endêmicos desapareceram.

A bacia hidrográfica de Murray-Darling (sudeste), onde o vírus deve ser lançado pela primeira vez no fim de 2018, conta com uma população de carpas que representa entre 80% e 90% de sua biomassa de peixes.

“As carpas s√£o o pior parasita de √°gua doce na Austr√°lia”, afirmou em um comunicado. “As medidas de controle atuais, as armadilhas, a pesca comercial (…) s√£o caras e globalmente ineficazes”.

Mas uma forma de v√≠rus do herpes, o CyHV-3 ou KHV, se revelou eficaz, ao atacar especialmente os rins, guelras e f√≠gado do peixe. “Observamos lagos no Jap√£o (…) onde 70% da popula√ß√£o de carpa europeia desapareceu em duas semanas”, indicou Joyce.

O ministro de Ci√™ncia, Christopher Pyne, que apelidou este programa de “Carpageddon”, afirmou, por sua vez, que o v√≠rus n√£o teria nenhum impacto no ser humano.

O projeto ter√° um custo total estimado em 15 milh√Ķes de d√≥lares australianos (mais de R$ 40 milh√Ķes), que ser√° direcionado principalmente para a remo√ß√£o dos peixes mortos. O Minist√©rio da Ci√™ncia acredita que o v√≠rus eliminar√° enre 70% e 95% da popula√ß√£o de carpas nos pr√≥ximos 30 anos.

AFF


Deixe o seu Comentário - Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br