Últimas Notícias

Pesca Noturna – Dicas para você não ficar no escuro

Dicas de pesca noturnaPescar é bom, mas não é todo mundo que sabe todos os caminhos para facilitar e ter sucesso durante a pescaria! Sob a luz do dia tudo é mais fácil, mas com o cair da noite a visão já não é a mesma e toda a atenção e percepção dos animais e os movimento das águas sofrem alterações.

Quem gosta de fazer isso durante a noite, defende que essa é a hora em que os peixes estão mais calmos e vulneráveis. Já peixes de bigode como os pintados e o jaú, que possuem funções táteis, de dia ficam em lugares profundos e escuros e de noite estão sempre mais à beira para caçar. Já outras espécies como a dourada e o bagre, que são mais lentos e por conta de sua camuflagem preferem sair à noite para caçar mais afastado dos barrancos.

Mas como proceder nessas situações? Para te ajudar nesta missão, listamos nove dicas para facilitar a sua pescaria noturna.

  • 1. Coloque um acessório que emita som na vara

Dicas de pesca noturna 1Em lojas especializadas é fácil encontrar um grampo com dois sininhos presos nele, tipo aqueles de coleira de gato. Conhecido como “sino para vara”, este objeto vai fazer barulho toda vez que um peixe morder a isca, facilitando a sua percepção e dando o sinal cada vez que você tiver que puxar a corda.

Existem também os alarmes eletrônicos que emitem um som de sirene quando há movimento brusco na vara, mas se der para improvisar com uma outra campainha e um pregador, também vale!

  • 2. Coloque um acessório luminoso

Dicas de pesca noturna 2Alguns sinos de vara já vêm com uma pequena luz que acende assim que você aciona o botão e logo já se encaixa na vara. Isso é importante para você encontrar seu equipamento facilmente, bem como não perdê-lo de vista. Uma alternativa caso não encontre, é envolver uma fita luminosa na ponta da vara.

Caso opte pelo uso das fitas fluorescentes, essas podem ser encontradas em casas de material de construção ou lojas de acessórios para carros e motos.

  • 3. Use o Fishing light

Dicas de pesca noturna 3O nome que vem do inglês faz referência a um acessório que é um bastãozinho que acende que fica preso à boia onde você deve passar a linha de pesca. O interessante aqui é que ele não utiliza energia para iluminar. Basta quebrar o pequeno bastão e quimicamente uma luz se acende, tipo mágica mesmo! (É como aquelas pulseiras neon distribuídas em festas e casamento).

Boias luminosas também são uma opção aqui, principalmente para a pescaria de peixe-espada.

  • 4. Ilumine tudo – Lanternas e Leds

Dicas de pesca noturna 4Ilumine todos os apetrechos que você vai utilizar. E principalmente o lampião a gás, que pode acabar por algum motivo e assim será fácil de você achar. Para isso você pode usar diversos tipos de lanternas.

As de cabeça com LED podem ser mais úteis pela luminosidade e economia ficando acessa por até por 120 horas e são mais baratas. Lanternas de dínamo também podem ser úteis caso a bateria da sua lanterna principal se esgote.

  • 5. Use repelente

Dicas de pesca noturna 5Apesar de você abdicar aqui do uso de protetor solar, não se esqueça do repelente! À noite os mosquitos não dão trégua e você não os enxerga, portanto é importante passar e se possível repassar o produto, bem como usar calça e blusas compridas.

No mercado existem várias marcas e composições químicas, caso você seja alérgico a algum tipo de agente químico, procure um que não irrite a sua pele, assim você fica longe de pernilongos, borrachudos e claro, do Aedes aegypti.

  • 6. Transporte tudo junto

Dicas de pesca noturna 6Procure colocar tudo o que você vai precisar em uma só mochila fechada ou sacola. Assim não corre o risco de você perder nada no breu, além de facilitar na hora de se deslocar para outro ponto de pesca.

Para que você não se perca na hora de montar o seu equipamento para pescar, coloque uma fita crepe na base de apoio da sua carretilha ou molinete, com as informações de espessuras e metragem de linhas para que cada um seja montado na vara correta.

  • 7. Utilize fitas adesivas luminosas

Dicas de pesca noturna 7Além das luzes, fitas adesivas florescentes podem quebrar um galho! Você pode colocar em todos os seus pertences bem como no barco. E não se esqueça de colocar nas embalagens de comida, assim você também não corre o risco de perder o lanche e ficar com fome! (Use a mesma fita da dica n°2)

Na vara, coloque da metade até a ponteira da vara para melhor visualização pra não perder a fisgada, mas sempre que possível utilize lanterna de cabeça ou manual para iluminar na hora de iscar o anzol ou mesmo visualizar o movimento da vara.

  • 8. Além das lanternas não se esqueça do fogo

Dicas de pesca noturna 8Essa dica pode ser um tanto quanto óbvia e por isso que deixamos para o fim. Mas pode ser que você se esqueça, então é importante lembrar de levar, além de lanternas, pilhas, baterias e outras luminárias, velas e lampiões, isqueiros e fósforos. Em um momento de extrema necessidade, ou na falta de baterias, o fogo é a alternativa mais viável, além é claro de aquecer em noites mais frias.

Outra alternativa são as pederneiras, basta juntar algumas folhas secas e gravetos e riscar o canivete sobre ela para gerar faíscas e ascender o fogo. Quanto mais você se prevenir aqui melhor!

  • 9. Pesque com segurança

Dicas de pesca noturna 9Um dos principais fatores que devem ser observados antes de embarcar em uma aventura de pesca noturna é a segurança do local. Para não ficar totalmente desprotegido e vulnerável, prefira sempre ir acompanhado, mesmo em situações em que a pescaria esteja ocorrendo sem maiores problemas, imprevistos podem aconteces e nessa hora um apoio é estritamente essencial.

Convide um grupo de amigos, prepare o cooler, faça de sua pescaria um encontro agradável e fraternal e boa festa!

Por Mazzaferro


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato