Serra da Canastra, um lugar para a família e para quem curte aventura – Portal Pesca Amadora Esportiva Serra da Canastra, um lugar para a família e para quem curte aventura | Serra da Canastra, um lugar para a família e para quem curte aventura – Portal Pesca Amadora Esportiva

Serra da Canastra, um lugar para a família e para quem curte aventura

Serra da Canastra - ChapadaoO Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais importantes parques nacionais brasileiros, criado em 1.972 através do decreto 70.355 de 1972, era previsto que o parque ocupasse uma área inicial de 200 mil hectares, porém, só se efetivou em uma área de 71.525 mil hectares e isto até hoje é causa de muito conflito na região, devido à intenção do IBAMA de desapropriar o restante da área originalmente prevista.

Dentro do parque está localizada a nascente histórica do rio São Francisco, no município de São Roque de Minas-MG, outra discussão que gira em torno dessa afirmação, é uma pesquisa recente onde alguns historiadores afirmam que a nascente estaria no município de Medeiros-MG, a cerca de 50 km de onde hoje o marco está localizado.

Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Serra da Canastra - Cachoeira Casca Danta(ICMBio), a Serra da Canastra tem o formato de um baú, daí a provável origem do nome, pois canastra é um tipo de baú antigo onde os bandeirantes guardavam seus pertences.

Localizada  na portaria 2 no município de São José do Barreiro,  a cachoeira Casca d’Anta com uma queda livre de aproximadamente 186 metros de altura, saindo de uma fenda natural da Serra de aproximadamente 144 metros (A Serra tem cerca de 330 m de altura), é um dos principais atrativos do Parque e por consequência a cachoeira mais visitada. O Rio São Francisco nasce 14 quilômetros antes desta sua queda principal.

O parque abriga cerca de outras 100 cachoeiras, em nenhuma outra região do país, existe uma concentração tão grande como na serra da canastra, cada uma com seu charme e beleza, com belas quedas e piscinas naturais de águas cristalinas. Espalhadas por todo o parque, algumas estão em áreas particulares, porém o acesso é livre e podem ser acessadas pelos turistas.

VEJA ALGUMAS DAS CACHOEIRAS DA SERRA DA CANASTRA

Serra da Canastra - Vale da BabiloniaO Parque protege um cenário de rara beleza, sua vegetação de transição entre a “borda da Mata Atlântica” e o “início do Cerrado”, com predominância de Campos de Altitude que abrigam inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado, como o lobo guará, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, diversos gaviões e espécies ameaçadas de extinção como o pato mergulhão e o tatu-canastra.

A água é o fator preponderante no parque, cujas nascentes, que chegam a centenas, surgem em função da umidade que a rocha fria absorve do ar, principalmente no período da noite

O acesso principal ao Parque Nacional da Serra da Canastra é feito pelo município de São Roque de Minas, a 334 km de distância da Capital mineira Belo Horizonte. É possível se hospedar próximo ao parque, onde há diversas pousadas e campings. Os paredões de pedra da Canastra são um convite aos aventureiros adeptos da escalada. Para os menos radicais, há trilhas que levam os exploradores aos principais pontos do parque, além de acesso por carros 4×4.

Serra da Canastra - Nascente Simbolica do Rio Sao FranciscoA nascente do rio São Francisco fica em um vale a 1.300 metros de altitude. No local, há uma estátua de São Francisco, que deu nome ao rio. Dali do alto, avista-se a união de dois pequenos córregos que surgem de um charco e dão origem ao rio que viaja pelo interior do país para desembocar no Oceano Atlântico. Do ponto onde está a imagem do santo, o turista também terá uma vista panorâmica da região.

Parque Nacional da Serra da Canastra
O Parque Nacional tem 4 acessos: são as portarias instaladas em São Roque de Minas (8 km da cidade), nos distritos de São José do Barreiro (9 km) e São João Batista (1 km) e em Sacramento (65 km da cidade). Os acessos via Sacramento e São João Batista são por longas estradas de terra, que podem ficar precárias na época das chuvas.

Por São José do Barreiro, o visitante tem acesso direto à parte de baixo da Cachoeira Casca D’Anta, a maior atração da Canastra. Por São Roque de Minas, fica mais fácil chegar à parte alta do Parque Nacional, onde estão a nascente do rio São Francisco e a parte de cima da Cachoeira Casca D’Anta (há uma trilha até a parte de baixo e vice-e-versa).

Horário de visitação: das 8h às 18h. Recomenda-se entrar até às 16h no máximo.

Como chegar
Serra da Canastra - Mapa do ParqueDe carro: O acesso principal a São Roque de Minas ou Vargem Bonita é pela rodovia MG 050, que liga Belo Horizonte à região nordeste do Estado de São Paulo. Chegando à cidade mineira de Piumhi, o visitante deve entrar no primeiro trevo (para quem vem de Belo Horizonte e Rio de Janeiro) ou no segundo trevo (para quem vem de São Paulo) e atravessar a cidade seguindo a indicação das placas até a rodovia MG 341 e seguir por 60 km até São Roque de Minas.

De ônibus: Saem diariamente de São Paulo, Ribeirão Preto e Belo Horizonte para Piumhi, a 480 km da capital paulista. Chegando a Piumhi, a única opção de transporte coletivo para São Roque de Minas ou Vargem Bonita é a linha da empresa Transimão que sai diariamente às 6h30, 14h e 18h.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato