Últimas Notícias

Serra da Canastra, um lugar para a família e para quem curte aventura

Serra da Canastra - ChapadaoO Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais importantes parques nacionais brasileiros, criado em 1.972 através do decreto 70.355 de 1972, era previsto que o parque ocupasse uma área inicial de 200 mil hectares, porém, só se efetivou em uma área de 71.525 mil hectares e isto até hoje é causa de muito conflito na região, devido à intenção do IBAMA de desapropriar o restante da área originalmente prevista.

Dentro do parque está localizada a nascente histórica do rio São Francisco, no município de São Roque de Minas-MG, outra discussão que gira em torno dessa afirmação, é uma pesquisa recente onde alguns historiadores afirmam que a nascente estaria no município de Medeiros-MG, a cerca de 50 km de onde hoje o marco está localizado.

Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conserva√ß√£o da Biodiversidade Serra da Canastra - Cachoeira Casca Danta(ICMBio), a Serra da Canastra tem o formato de um ba√ļ, da√≠ a prov√°vel origem do nome, pois canastra √© um tipo de ba√ļ antigo onde os bandeirantes guardavam seus pertences.

Localizada¬† na portaria 2 no munic√≠pio de S√£o Jos√© do Barreiro,¬† a cachoeira Casca d’Anta com uma queda livre de aproximadamente 186 metros de altura, saindo de uma fenda natural da Serra de aproximadamente 144 metros (A Serra tem cerca de 330 m de altura), √© um dos principais atrativos do Parque e por consequ√™ncia a cachoeira mais visitada. O Rio S√£o Francisco nasce 14 quil√īmetros antes desta sua queda principal.

O parque abriga cerca de outras 100 cachoeiras, em nenhuma outra região do país, existe uma concentração tão grande como na serra da canastra, cada uma com seu charme e beleza, com belas quedas e piscinas naturais de águas cristalinas. Espalhadas por todo o parque, algumas estão em áreas particulares, porém o acesso é livre e podem ser acessadas pelos turistas.

VEJA ALGUMAS DAS CACHOEIRAS DA SERRA DA CANASTRA

Serra da Canastra - Vale da BabiloniaO Parque protege um cen√°rio de rara beleza, sua vegeta√ß√£o de transi√ß√£o entre a “borda da Mata Atl√Ęntica” e o “in√≠cio do Cerrado”, com predomin√Ęncia de Campos de Altitude que abrigam in√ļmeras esp√©cies da fauna e da flora do cerrado, como o lobo guar√°, o tamandu√°-bandeira, o veado-campeiro, diversos gavi√Ķes e esp√©cies amea√ßadas de extin√ß√£o como o pato mergulh√£o e o tatu-canastra.

A água é o fator preponderante no parque, cujas nascentes, que chegam a centenas, surgem em função da umidade que a rocha fria absorve do ar, principalmente no período da noite

O acesso principal ao Parque Nacional da Serra da Canastra √© feito pelo munic√≠pio de S√£o Roque de Minas, a 334 km de dist√Ęncia da Capital mineira Belo Horizonte. √Č poss√≠vel se hospedar pr√≥ximo ao parque, onde h√° diversas pousadas e campings. Os pared√Ķes de pedra da Canastra s√£o um convite aos aventureiros adeptos da escalada. Para os menos radicais, h√° trilhas que levam os exploradores aos principais pontos do parque, al√©m de acesso por carros 4×4.

Serra da Canastra - Nascente Simbolica do Rio Sao FranciscoA nascente do rio S√£o Francisco fica em um vale a 1.300 metros de altitude. No local, h√° uma est√°tua de S√£o Francisco, que deu nome ao rio. Dali do alto, avista-se a uni√£o de dois pequenos c√≥rregos que surgem de um charco e d√£o origem ao rio que viaja pelo interior do pa√≠s para desembocar no Oceano Atl√Ęntico. Do ponto onde est√° a imagem do santo, o turista tamb√©m ter√° uma vista panor√Ęmica da regi√£o.

Parque Nacional da Serra da Canastra
O Parque Nacional tem 4 acessos: são as portarias instaladas em São Roque de Minas (8 km da cidade), nos distritos de São José do Barreiro (9 km) e São João Batista (1 km) e em Sacramento (65 km da cidade). Os acessos via Sacramento e São João Batista são por longas estradas de terra, que podem ficar precárias na época das chuvas.

Por S√£o Jos√© do Barreiro, o visitante tem acesso direto √† parte de baixo da Cachoeira Casca D’Anta, a maior atra√ß√£o da Canastra. Por S√£o Roque de Minas, fica mais f√°cil chegar √† parte alta do Parque Nacional, onde est√£o a nascente do rio S√£o Francisco e a parte de cima da Cachoeira Casca D‚ÄôAnta (h√° uma trilha at√© a parte de baixo e vice-e-versa).

Horário de visitação: das 8h às 18h. Recomenda-se entrar até às 16h no máximo.

Como chegar
Serra da Canastra - Mapa do ParqueDe carro: O acesso principal a São Roque de Minas ou Vargem Bonita é pela rodovia MG 050, que liga Belo Horizonte à região nordeste do Estado de São Paulo. Chegando à cidade mineira de Piumhi, o visitante deve entrar no primeiro trevo (para quem vem de Belo Horizonte e Rio de Janeiro) ou no segundo trevo (para quem vem de São Paulo) e atravessar a cidade seguindo a indicação das placas até a rodovia MG 341 e seguir por 60 km até São Roque de Minas.

De √īnibus: Saem diariamente de S√£o Paulo, Ribeir√£o Preto e Belo Horizonte para Piumhi, a 480 km da capital paulista. Chegando a Piumhi, a √ļnica op√ß√£o de transporte coletivo para S√£o Roque de Minas ou Vargem Bonita √© a linha da empresa Transim√£o que sai diariamente √†s 6h30, 14h e 18h.


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato