Últimas Notícias

Epagri pesquisa criação de tainhas em água doce para combater a sobre-exploração da espécie

Epagri pesquisa criacao de tainhas em agua doceNa semana em que se comemora o Dia do Pescador no Brasil, a Epagri apresenta projeto de pesquisa para criar tainhas em água doce. O estudo, que é o primeiro do mundo na área, busca encontrar alternativas para atender ao mercado nesse importante recurso pesqueiro do Sul do Brasil que se encontra em condição de sobre-pesca.

O estudo est√° sendo desenvolvido no Campo Experimental de Piscicultura da Epagri em Cambori√ļ (CEPC), sob a coordena√ß√£o do pesquisador Hilton Amaral Junior e do assistente de pesquisa Silvano Garcia. Um experimento iniciado pela Epagri em parceria com a UFSC, em Florian√≥polis, possibilitou a oferta regular de alevinos da tainha Mugil Liza. Agora era necess√°rio aprofundar os estudos sobre as etapas de recria e engorda, tanto em √°gua salgada como doce, visando o desenvolvimento de pacote tecnol√≥gico para o cultivo comercial da esp√©cie. Foi essa parte que o CEPC assumiu.

sebrepesca da tainha na costa brasileiraA Epagri est√° fazendo o experimento com a tecnologia mais simples dispon√≠vel, que √© o cultivo em tanques escavados. Est√£o sendo comparadas duas condi√ß√Ķes de cria√ß√£o, com densidades de animais e alimenta√ß√Ķes diferentes. Na √ļltima medi√ß√£o, realizada em maio, as tainhas pesavam entre 121,9 gramas e 82 gramas em m√©dia, dependendo do trato que recebiam. Isso representa uma boa evolu√ß√£o desde a √ļltima biometria, realiza em mar√ßo, quando os peixes tinham pesos que variavam entre 72,3 gramas e 80,7 gramas.

‚ÄúEsse √© um bom resultado, ao que nos parece, mas √© imposs√≠vel fazer compara√ß√Ķes cient√≠ficas, dada a inexist√™ncia de pesquisas na √°rea‚ÄĚ, esclarece Hilton Amaral. Ele conta ainda que as tainhas precisam chegar a ter perto de 1Kg para serem consideradas aptas ao mercado de carne. J√° para produ√ß√£o de ovas, os peixes precisam ficar ainda maiores.

Os peixes da fam√≠lia Mugilidae, conhecidos popularmente como tainhas ou paratis, possuem grande import√Ęncia na pesca comercial e artesanal na costa brasileira. Segundo dados de 2010 do extinto Minist√©rio da Pesca e Aquicultura, a tainha est√° entre as 11 esp√©cies mais capturadas no Brasil. Al√©m da saborosa carne, o mercado tamb√©m tem interesse pela ova do animal, bastante apreciada no Brasil e em outros pa√≠ses, como Taiwan, Fran√ßa, Gr√©cia, It√°lia e Espanha.

sebrepesca da tainha na costa brasileira 2A sobre-exploração da tainha foi forçada não só pelo elevado índice de capturas realizadas pela frota industrial, mas também pela demanda do mercado internacional pelas ovas durante o período de agregação e migração reprodutiva da espécie. A sobre-exploração caracteriza uma espécie cuja condição de captura de uma ou de todas as classes de idade em uma população é tão elevada que reduz a biomassa, o potencial de desova e as capturas no futuro, a níveis inferiores aos de segurança.

A ampla toler√Ęncia √† salinidade e √† temperatura, a elevada robustez e o f√°cil manejo alimentar s√£o caracter√≠sticas que qualificam a tainha como uma alternativa para a piscicultura. O cultivo de peixes da fam√≠lia Mugilideos √© uma realidade em v√°rias regi√Ķes do mundo, sendo o Egito o maior produtor de Mugil cephalus.


Deixe o seu Comentário - Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br