Últimas Notícias

Índios irão fiscalizar por conta própria a pesca predatória no Rio Tapirapé-MT

Rio Tapirape-MTÍndios da etnia Tapirapé anunciaram esta semana que irão fazer por conta própria uma fiscalização contra a pesca predatória no rio Tapirapé (MT), dentro dos territórios de Confresa (MT), Porto Alegre do Norte (MT) e Santa Terezinha (MT). Em barcos e a pé na região ribeirinha eles querem desarmar as redes instaladas no rio e buscam apoio de entidades para soltarem peixes no rio.

O cacique Carlos Tapirapé reforçou que a preocupação dos índios é com os impactos da pesca na região. “O pessoal não esta respeitando, e o peixe esta cada vez mais escasso, como os órgãos responsáveis não conseguem fazer a fiscalização nós vamos começar a fazer”, destacou o cacique, reforçando o anuncio do bloqueio noturno da MT 438, que liga Confresa até o município de Santa Terezinha.

“O bloqueio será feito na entrada da nossa reserva indígena, começa sempre as 18 horas e liberamos o trafego as 6 horas da manhã, não será cobrado pedágio, é para evitar a passagem dos pescadores apenas”, afirmou Carlos Tapirapé.

Até o momento a secretaria estadual de Meio Ambiente não falou sobre o caso.


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato