Últimas Notícias

Nemo e Dory – Aumento da procura coloca em risco as esp√©cies dos ic√īnicos filmes da Disney

Procurando Dory - Sobrepesca de peixes de corais de recifeO filme Procurando Nemo tem uma importante mensagem de conserva√ß√£o ‚Äď a de n√£o tirar os peixes de seus h√°bitats. Para a surpresa de pesquisadores australianos, no entanto, o lan√ßamento do filme, em 2003, resultou num boom na compra dos carism√°ticos peixe-palha√ßo (Nemo) e cirurgi√£o-patela (Dory). A procura por esses pets aumentou 40%.

O problema √© que s√≥ uma quantidade muito pequena de “Nemos” √© criada em aqu√°rio e nenhuma “Dory” at√© hoje p√īde ser reproduzida em cativeiro. Ou seja, ao comprar esses peixes, os espectadores estavam exatamente tirando os peixes de suas casas, como no filme.

A sobrepesca do peixe-palhaço fez pesquisadores das universidades de Queensland e Flinders, ambas na Austrália, criar uma organização para estudar e proteger os peixes de recifes de corais. Batizada de Saving Nemo Conservation Fund, eles tentam melhorar as téncicas de reprodução em cativeiro dos peixes e conscientizar as pessoas para não comprar peixes coletados do mar. Agora, eles estão preocupados com o lançamento do mais novo filme da Disney, Procurando Dory.

Procurando Nemo - Sobrepesca de peixes de corais de recife -Peixe-palhacoA bi√≥loga¬† Karen Burke da Silva, da Universidade de Flinders explicou as principais amea√ßas que os peixes de recifes de corais enfrentam. “Estamos tentando educar as pessoas para ter certeza de que elas saibam de onde vem o peixe antes de comprar um, e entender os efeitos da sobrepesca no oceano.”

√ČPOCA ‚Äď O filme Procurando Nemo tem uma mensagem de conserva√ß√£o, de que n√£o devemos tirar os peixes do oceano. Ainda assim, foi necess√°rio criar uma organiza√ß√£o para proteger o peixe-palha√ßo. O que aconteceu? Os espectadores n√£o entenderam a mensagem?
Karen Burke da Silva ‚Äď
Depois do lançamento de Procurando Nemo, a demanda pelo peixe-palhaço aumentou 40%. Não é que as pessoas que viram o filme não captaram a mensagem, mas se apaixonaram pelo lindo e carismático peixe-palhaço e quiseram ter seus próprios pets.

Eu entrevistei algumas dessas pessoas para uma pesquisa. A maior parte n√£o percebeu ‚Äď ou sequer pensou sobre ‚Äď de onde vem o peixe. Muitos pensavam que esses peixes eram criados em cativeiro. Quando disse que s√≥ 5% dos peixes de aqu√°rio marinhos s√£o criados em cativeiro e que o restante √© tirado do mar, eles ficaram chocados.

Procurando Dory - Sobrepesca de peixes de corais de recife - Cirurgiao-patela√ČPOCA ‚Äď Por que s√≥ 5%? N√£o tem como criar esses peixes em aqu√°rios?
Karen ‚Äď
O peixe-palha√ßo j√° pode ser facilmente criado em cativeiro. Mas n√≥s ainda n√£o somos capazes de criar o cirurgi√£o-patela. Isso significa que 100% dos peixes “Dory” que est√£o hoje em aqu√°rios foram tirados do mar. Dory enfrenta uma press√£o muito maior da sobrepesca. Alguns laborat√≥rios est√£o atualmente tentando reproduzir o cirurgi√£o-patela, e n√≥s acreditamos que isso deva ser resolvido em breve.

No momento atual, já conseguimos produzir ovos e as larvas crescem durante algumas semanas, mas depois morrem. Nessa fase eles são muito pequenos, conseguir comida pequena o suficiente é um problema. Nós vamos tentar alguns tipos diferentes de alimento e esperamos conseguir fazê-las crescer até peixes juvenis, que podem ser vendidos para pet shops.

Revista √Čpoca


Loja Roupas de Pesca


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br