Últimas Notícias

Pesca do robalo ser√° liberada na foz do Rio Doce em Linhares-ES

robaloA pesca de robalo no Rio Doce vai ser liberada nesta sexta-feira (1), ap√≥s o per√≠odo de defeso. De acordo com o ocean√≥grafo Roberto Sforza, do Instituto Chico Mendes, e com pescadores de Linhares, no Norte do Esp√≠rito Santo, a libera√ß√£o pode aumentar o ‘estresse’ do ambiente e causar problemas √† sa√ļde da popula√ß√£o, por causa da contamina√ß√£o provocada pela lama de rejeitos de min√©rio.

‚ÄúCom a lama, teve a contamina√ß√£o, a mudan√ßa do perfil de sedimentos, a mudan√ßa da caracter√≠stica ambiental e isso se reflete nas esp√©cies. H√° duas situa√ß√Ķes em risco: primeiro, que esses animais podem estar contaminados pelos metais pesados e a pesca aumentar essa contamina√ß√£o; e, segundo, que as esp√©cies tragam problemas √† sa√ļde da popula√ß√£o‚ÄĚ, falou Sforza.

No final de maio, foi divulgada uma an√°lise feita pelo Instituto Chico Mendes de Conserva√ß√£o da Biodiversidade (ICMBio), concluindo que esp√©cies de peixes e camar√Ķes coletados na foz do Rio Doce est√£o com n√≠veis de metais acima do estabelecido pela legisla√ß√£o ambiental. Por isso, o ICMBio e o Ibama recomendaram que a pesca na regi√£o da foz do Rio Doce continuasse proibida.

Pesca de robalo sera liberada na foz do Rio DoceSegundo Sforza, ainda não foram feitos estudos conclusivos sobre a situação do robalo no rio. Assim, a recomendação é que a pesca não voltasse neste momento.

Al√©m disso, o fato de a pesca de robalo ser feita com rede configura uma amea√ßa ainda maior. ‚ÄúNa hora da pesca, pode acontecer de pegar outras esp√©cies contaminadas e trazer mais problemas para a sa√ļde da popula√ß√£o‚ÄĚ, disse o ocean√≥grafo.

Pescadores Sabem dos Riscos
Os pescadores da região Norte do estado concordam que, neste momento, por causa da lama de rejeitos de minério, a liberação da pesca de robalo tende a ser perigosa.

‚ÄúA preocupa√ß√£o √© que, quando abrir o defeso do robalo, os pescadores v√£o partir para dentro. Com essa situa√ß√£o dos rejeitos da Samarco, o pescador n√£o vai s√≥ pescar o robalo, mas, sim, todas as esp√©cies. Ele vai transportar o animal para outro estado e vai acabar contaminando outras pessoas tamb√©m‚ÄĚ, falou o presidente da Col√īnia de Pescadores de Linhares, Milton Jorge.

Primeira etapa da Liga Catarinense de Pesca Esportiva acontece nesse sabado - robaloDa mesma forma, para o presidente da Associação de Pescadores de Povoação, Simião Barbosa dos Santos, a situação é de risco, ainda mais com a pequena quantidade de robalo remanescente.

‚ÄúEu pegava bastante robalo, desde 1954. Mas, nos √ļltimos anos, est√° diminuindo o estoque. Aumentou muito a quantidade de pescador, que pesca todo dia e n√£o respeita o defeso. Acabando o defeso hoje, o robalo ainda est√° fr√°gil e, com esse problema da Samarco, est√° tamb√©m contaminado‚ÄĚ, destacou.

Portal G1 – Globo.com


Deixe o seu Comentário - Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br