Últimas Notícias

Pesca Esportiva atrai turistas de diversas regiões do país para Rondônia

Pesca Esportiva atrai turistas de diversas regioes do pais para RondoniaA pesca amadora movimenta uma grande cadeia produtiva, em função dos bens de consumo e serviços que os praticantes usufruem antes, durante e depois de uma pescaria. Este segmento, tem atraído visitantes de todas as partes do Brasil para Rondônia, principalmente nos últimos anos.

As belezas naturais, as culturas ribeirinhas e indígenas e quilombolas são características da região, mas a pesca esportiva tem sido o principal atrativo para os turistas que visitam estes locais.

Segundo o superintendente de Turismo, Júlio Olivar, além de promover lazer e desporto, a pesca amadora está intimamente relacionada com o setor econômico que mais cresce no mundo: o turismo.

Economicamente, a atividade ainda é pouco explorada no Brasil, e a expansão de mercado deste nicho ainda é pequeno, mas em Rondônia, o diferencial é a grande diversidade de peixes encontrada na região. O estado é o quinto destino da pesca esportiva em todo o país e atrai turistas principalmente do Sudeste e do Sul do Brasil, além de grupos de estrangeiros.

O Vale do Rio Guaporé é o ponto mais procurado pelos turistas e pescadores que se aventuram em busca de grandes peixes amazônicos como a pirarara, o pintado, o tucunaré e tantos outros. No vale, há pousadas, guias de pesca e barqueiros que recebem milhares de turistas todos os anos, em localidades paradisíacas como o Cabixi, Pimenteiras do Oeste, Porto Rolim (distrito de Alta Floresta), São Francisco, São Miguel e Costa Marques.

Pesca Esportiva atrai turistas de diversas regioes do pais para Rondonia 7Um empreendimento nessa região que merece destaque é o Guaporé Peca Hotel. Gerenciado pelo Sr. “Zé Luis” e sua filha Juliana, o hotel oferece confortáveis cabanas para o pescador com toda a infra-estrutura necessária para a prática da pesca esportiva, além é claro de incentivar o pesque e solte e a preservação ambiental. O hotel está localizado à 40 km do município de Cabixi-RO, às margens do rio Guaporé.

De acordo com estudos e pesquisas realizadas pelo Laboratório de Ictiologia e Pesca da Universidade Federal de Rondônia, em parceria com outras instituições, em aproximadamente 2.500 quilômetros, desde o rio Guaporé até a foz do rio Madeira, foram encontradas mais de mil espécies de peixes, consolidando ser a maior fauna de rio em espécies do mundo. Somente no território brasileiro do rio Madeira, foram encontradas 40 espécies novas totalmente desconhecidas da ciência.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br