Últimas Notícias

Pescadores confundem filhote de piraiba e barbado no Teles Pires-MT

Pescadores estao confundindo filhote de piraiba e barbado no Teles Pires-MTEssa semana, o pescador Michel Brasao, divulgou um vídeo no Facebook para alertar outros pescadores sobre a captura equivocada de filhotes de piraíba que vem ocorrendo no Rio Teles Pires. Esse equivoco vem ocorrendo no alagamento acima da barragem.

Morador de Alta Floresta (MT) ele disse no vídeo que frequentemente pescadores capturam pelo menos cinco exemplares de filhotes por dia, com a justificativa de ser o peixe da espécie barbado, provavelmente por não saber reconhecer e diferenciar uma espécie da outra.

Segundo consta na Lei Estadual n° 9.893 de 2013, a pesca do filhote de piraíba é proibido em todos os rios que compõem a Bacia Amazônica, caracterizando crime ambiental para os que forem flagrados capturando o exemplar.

Para não haver confusão na hora de identificar o exemplar, algumas diferenças características devem ser analisadas antes de embarcar o peixe.

Barbado-JuninhoBarbado
As características mais marcantes são as barbatanas grandes no canto da boca. É um peixe de couro, com boca pequena e barbilhões sensoriais achatados. Possui nadadeira adiposa muito longa, começando logo após a nadadeira dorsal. Sua coloração é cinza a castanho, no dorso e flancos, clareando na região ventral. No entanto, sua cor tende ao castanho-esverdeado quando retirado d’água. Os adultos não passam de 80 cm e 12 kg.

Filhote-PiraibaPiraíba
Diferente do barbado, a piraíba possui os barbilhões longos e arredondados. Possui corpo roliço, cabeça deprimida, com os olhos pequenos e situados no seu topo. Seus barbilhões maxilares são roliços e muito longos, cerca de duas vezes o tamanho do corpo, nos jovens, e cerca de 2/3 do corpo, no adulto. Os jovens apresentam o corpo de coloração clara, com varias máculas escuras e arredondadas na sua porção terminal superior, as quais desaparecem à medida que o peixe cresce. Nos adultos, a coloração é cinza-escura-amarronzada, no dorso, e clara, no ventre.

loading...

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br