Raia-manta presa em rede de pesca é salva por turistas e barraqueiros na Bahia – Portal Pesca Amadora Esportiva Raia-manta presa em rede de pesca é salva por turistas e barraqueiros na Bahia | Raia-manta presa em rede de pesca é salva por turistas e barraqueiros na Bahia – Portal Pesca Amadora Esportiva

Raia-manta presa em rede de pesca é salva por turistas e barraqueiros na Bahia

Arraia-jamanta presa em rede de pesca e salva por turistas e barraqueiros na Bahia 2Uma raia-manta (também conhecida como raia-jamanta) foi vista por barraqueiros na praia de Costa Dourada, que fica na cidade de Mucuri (BA), extremo sul do estado. O animal ficou preso em uma rede de pesca em alto-mar e foi rebocada até a praia por vendedores e turistas que estavam no local.

Assim que conseguiram retirar o artefato envolto no animal, ele foi devolvido para o mar. A arraia chamou a atenção pelo seu tamanho, segundo informaram algumas pessoas que presenciaram a ação dos voluntários, o resgate ocorreu no dia 17 desse mês.

Vale ressaltar que essa espécie de raia consta na lista das 475 espécies proibidas a captura amparada pela  portaria n° 445/2014, criada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com a finalidade de proibir a pesca amadora e comercial e proteger espécies consideradas ameaçadas de extinção dada a falta de controle na captura, causando a diminuição dos estoques.

Raia-manta
A raia-manta é um dos maiores peixes que existe. Ela pode chegar a medir até sete metros e pesar 1.800 kg. Diferencia-se dos outros membros da família pela boca terminal, direcionada para frente, e a mandíbula superior sem dentes.

Arraia-jamanta presa em rede de pesca e salva por turistas e barraqueiros na Bahia 3Apresenta as nadadeiras cefálicas em forma de chifres, por isso os nomes populares de peixe-diabo e morcego-do-mar. A coloração é variada. Existem raias totalmente negras com manchas brancas na parte inferior, e também raias verde-escuras ou marrons na parte superior, ambas com variações brancas na porção inferior.

A raia-manta vive no máximo 20 anos. No mundo existem cerca de 500 tipos de raia. Só no Brasil são 46.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato