Ibama multa 32 barcos de frota atuneira que ameaça boto-cinza na Baía de Sepetiba-RJ – Portal Pesca Amadora Esportiva Ibama multa 32 barcos de frota atuneira que ameaça boto-cinza na Baía de Sepetiba-RJ | Ibama multa 32 barcos de frota atuneira que ameaça boto-cinza na Baía de Sepetiba-RJ – Portal Pesca Amadora Esportiva

Ibama multa 32 barcos de frota atuneira que ameaça boto-cinza na Baía de Sepetiba-RJ

Ibama multa 32 barcos de frota atuneira que ameaca boto-cinza na Baia de Sepetiba-RJ 2Após levantamento inédito, o Ibama multou em R$ 1,8 milhão 32 embarcações da frota atuneira nacional que pescavam ilegalmente na Baía de Sepetiba, no litoral fluminense. Localizada no oeste do estado, a baía abriga a maior população de boto-cinza (Sotalia guianensis) do mundo, espécie em risco de extinção e ameaçada pela pesca predatória.

O Programa de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS) é um sistema que monitora a movimentação dos barcos de grande porte na costa brasileira. Para identificar os que estavam praticando pesca proibida no habitat do boto-cinza, a Operação Mareados, realizada pela área de Inteligência do Ibama, analisou o histórico de deslocamento da frota pesqueira àquela região nos últimos três anos.

Dos 32 barcos multados, todos eram atuneiros do sul e sudeste do país: 16 saíram de Santa Catarina, 4 do Rio Grande do Sul, 2 do Espírito Santo e 10 do Rio de Janeiro. No período fiscalizado, eles entraram na Baía de Sepetiba regularmente para capturar sardinhas-verdadeiras com rede de cerco – modalidade de pesca proibida para a região. Posteriormente elas seriam usadas como iscas-vivas na pesca do bonito-listrado, espécie-alvo dessa frota, já em alto mar.

Atuneiro pescando em area de preservacao na Baia de Sepetiba-RJA Baía de Sepetiba possui normas específicas para pesca por ser um importante berçário natural para muitas espécies marinhas, além de local de ocorrência do boto-cinza. “A pesca de cerco imprime grande esforço sobre os cardumes, por isso não é tolerada em uma baía como essa.

O declínio nas populações de boto-cinza, entre outras causas, também está relacionado à pesca de cerco porque ela compromete os estoques de peixes que alimentam o boto”, diz o chefe da Fiscalização do Ibama no Rio de Janeiro, Leonardo Tomás.

Ibama

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato