Pescadores amadores ignoram proibição e pescam próximo a usina em RO – Portal Pesca Amadora Esportiva Pescadores amadores ignoram proibição e pescam próximo a usina em RO | Pescadores amadores ignoram proibição e pescam próximo a usina em RO – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pescadores amadores ignoram proibição e pescam próximo a usina em RO

Pescadores amadores ignoram proibicao e pescam proximo a usina em Porto Velho-ROPescadores amadores ignoram as recomendações das autoridades e o alerta de perigo e continuam a se aventurar próximo às comportas da Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho (RO). Pescar no local é proibido por se tratar de uma área de proteção ambiental e também pelos riscos oferecidos pela correnteza e pedras existentes na região. Mesmo diante da proibição, a área tem sido ocupada por várias pessoas, principalmente aos finais de semana. O flagrante foi registrado pela reportagem da Rede Amazônica.

A pesca no local, segundo os próprios pescadores, é favorecida pela baixa do nível do Rio Madeira, que enfrenta uma das maiores secas dos últimos anos, e pelo baixo índice de fiscalização.

A Polícia Ambiental, responsável por fiscalizar a área, afirmou que o trabalho é feito sempre que possível, mas que não tem efetivo suficiente para realizar a fiscalização diariamente.

A atividade pesqueira, encarada por alguns como mera diversão, também pode afetar a fauna. A grande movimentação de pessoas fica na área onde a correnteza é bem mais forte. Nesse local, os peixes maiores se concentram para tentar subir rio acima para a desova no período de reprodução de algumas espécies, conhecido como piracema.

Irani Pereira, uma das pescadoras que falou com a reportagem da Rede Amazônica, diz que já está acostumada a ir com a família ao local. Ela explica que a pesca é motivada pela diversão e garante que toma cuidado para não sofrer acidente.

  • Segundo a Instrução Normativa MPA/MMA N° 09, DE 13 DE JUNHO DE 2012 – Não é permitido a pesca a menos de 1.000m (mil metros) a montante e a jusante de barragens de empreendimentos hidrelétricos;

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato