Últimas Notícias

Pescadores amadores ignoram proibição e pescam próximo a usina em RO

Pescadores amadores ignoram proibicao e pescam proximo a usina em Porto Velho-ROPescadores amadores ignoram as recomenda√ß√Ķes das autoridades e o alerta de perigo e continuam a se aventurar pr√≥ximo √†s comportas da Hidrel√©trica Santo Ant√īnio, em Porto Velho (RO). Pescar no local √© proibido por se tratar de uma √°rea de prote√ß√£o ambiental e tamb√©m pelos riscos oferecidos pela correnteza e pedras existentes na regi√£o. Mesmo diante da proibi√ß√£o, a √°rea tem sido ocupada por v√°rias pessoas, principalmente aos finais de semana. O flagrante foi registrado pela reportagem da Rede Amaz√īnica.

A pesca no local, segundo os pr√≥prios pescadores, √© favorecida pela baixa do n√≠vel do Rio Madeira, que enfrenta uma das maiores secas dos √ļltimos anos, e pelo baixo √≠ndice de fiscaliza√ß√£o.

A Polícia Ambiental, responsável por fiscalizar a área, afirmou que o trabalho é feito sempre que possível, mas que não tem efetivo suficiente para realizar a fiscalização diariamente.

A atividade pesqueira, encarada por alguns como mera diversão, também pode afetar a fauna. A grande movimentação de pessoas fica na área onde a correnteza é bem mais forte. Nesse local, os peixes maiores se concentram para tentar subir rio acima para a desova no período de reprodução de algumas espécies, conhecido como piracema.

Irani Pereira, uma das pescadoras que falou com a reportagem da Rede Amaz√īnica, diz que j√° est√° acostumada a ir com a fam√≠lia ao local. Ela explica que a pesca √© motivada pela divers√£o e garante que toma cuidado para n√£o sofrer acidente.

  • Segundo a Instru√ß√£o Normativa MPA/MMA N¬į 09, DE 13 DE JUNHO DE 2012 – N√£o √© permitido a pesca a menos de 1.000m (mil metros) a montante e a jusante de barragens de empreendimentos hidrel√©tricos;

Deixe o seu Comentário - Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br