Últimas Notícias

Anzóis de pesca mais antigos do mundo são encontrados no Japão

anzois-de-pesca-mais-antigos-do-mundo-sao-encontrados-no-japaoUm par de anzóis de pesca encontrados na Ilha de Okinawa, no Japão, foram documentados como os mais antigos do mundo, com aproximadamente 23 mil anos de existência. Os artefatos foram encontrados durante uma expedição arqueológica, cujos resultados foram publicados no jornal científico da National Academy os Sciences dos Estados Unidos por uma equipe de 19 pesquisadores japoneses.

Segundo o estudo, o par de anz√≥is s√£o t√£o ou mais antigos do que os at√© ent√£o documentados no Timor, com “idade” entre 16 mil e 23 mil anos, e na Nova Irlanda, ilha em Papua-Nova Guin√©, com artefato datado de 18 mil a 20 mil anos atr√°s.

O par de anzóis descoberto no Japão foi encontrado na caverna de Sakitari, em meio à expedição que sugere que a ocupação de Ilha de Okinawa, no arquipélago de Ryukyu, se iniciou de 30 mil a 35 mil anos atrás. Foram encontradas também outras ferramentas feitas de conchas.

Os pesquisadores apontam que, at√© ent√£o, n√£o havia evid√™ncias claras de ocupa√ß√£o no arquip√©lago anterior a 10 mil anos atr√°s. Isto, ali√°s, seria um sinal de um problema constante nas pesquisas em s√≠tios arqueol√≥gicos no Sudeste da √Āsia: a falta de evid√™ncias que indiquem comportamentos modernos como ornamentos pessoais e tecnologia l√≠tica.

O estudo afirma ter encontrado evid√™ncia suficiente para corroborar a ideia de que as primeiras tecnologias mar√≠timas se estendem ao Leste Asi√°tico ‚ÄĒ descoberta, por√©m, que encontra dificuldades particulares da regi√£o, como o extensivo uso, no passado, de tecnologias baseadas em materiais perec√≠veis e n√£o-l√≠ticos.

Para os autores da publica√ß√£o, a ocupa√ß√£o da ilha aconteceu ap√≥s sucessivas travessias pelo oceano, cuja dist√Ęncia sem sinais vis√≠veis p√īde chegar a 200 quil√īmetros em meio a fortes correntes mar√≠timas.


Deixe o seu Comentário - Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br