Últimas Notícias

Expedição descobre 40 novas espécies na Serra da Mocidade em RR

expedicao-descobre-40-novas-especies-na-serra-da-mocidade-em-rrA expedi√ß√£o, realizada entre janeiro e fevereiro de 2016, contou com a participa√ß√£o de cerca de 70 profissionais, que passaram 25 dias em trabalho de campo, na Serra da Mocidade (Roraima) ‚Äď incluindo uma parte do Parque Nacional Serra da Mocidade, administrado pelo ICMBio, e √°reas do Ex√©rcito Brasileiro.

Após regressarem, os especialistas iniciaram a análise do material coletado, que contempla diversos grupos representativos: plantas, fungos, invertebrados (terrestres e aquáticos), mamíferos, peixes, répteis, anfíbios e aves, além de uma análise da geologia local. Até agora, foram descobertas pelo menos 40 novas espécies de plantas e animais. Diante desse expressivo conhecimento científico gerado, a produtora Grifa Filmes decidiu realizar um documentário sobre a expedição, previsto para ser concluído ainda este ano.

De acordo com o ornitólogo Mario Cohn-Haft, idealizador e coordenador da iniciativa, o mais fascinante foi poder comprovar o que já se imaginava: o potencial de ocorrência de novas espécies de plantas e animais, devido ao grau de isolamento e ao relevo da área (serra alta cercada de terras baixas).

‚ÄúA grande felicidade da expedi√ß√£o foi achar esp√©cies t√≠picas da serra, que s√£o totalmente diferentes daquilo que se encontra na baixada amaz√īnica‚ÄĚ, destacou Cohn-Haft, lembrando que foram montados acampamentos entre 600 e 1.400 metros de altitude. A subida s√≥ foi poss√≠vel utilizando helic√≥ptero do Ex√©rcito. ‚ÄúA compara√ß√£o entre esses dois pontos √© muito interessante para entendermos o efeito da altitude na biota‚ÄĚ, conclui o pesquisador.

ICMBio


Deixe o seu Comentário - Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br