Leonardo DiCaprio apresenta sistema de monitoramento para combater a pesca ilegal nos oceanos – Portal Pesca Amadora Esportiva Leonardo DiCaprio apresenta sistema de monitoramento para combater a pesca ilegal nos oceanos | Leonardo DiCaprio apresenta sistema de monitoramento para combater a pesca ilegal nos oceanos – Portal Pesca Amadora Esportiva

Leonardo DiCaprio apresenta sistema de monitoramento para combater a pesca ilegal nos oceanos

fundacao-leonardo-dicaprio-conservacao-ambientalO ator Leonardo DiCaprio, fará nessa quinta feira (15), o anúncio do lançamento de uma nova tecnologia desenvolvida para detectar e combater a pesca ilegal nos oceanos em uma apresentação na Conferencia Our Oceans.

O Global Fishing Watch é uma combinação de tecnologia via satélite com um radar a bordo dos barcos, que permite a qualquer pessoa que visite a página web, seguir o trageto de 35.000 barcos de pesca comercial. Os barcos podem ser rastreados por nome, por país ou pelo trajeto dentro das zonas exclusivas de comércio.

Será possível visualizar também, manobras que poderiam indicar que o barco estaria tentando atracar na costa para descarregar o pescado e transferi-lo para outros barcos que não tenham o sistema instalado. As futuras versões incluirão ainda dados de animais marinhos nos trajetos, como a trajetória de baleias e outros peixes que possam estar presentes durante as atividades dos barcos.

leonardo-dicaprio-apresenta-sistema-para-combater-a-pesca-ilegal-nos-oceanos-4O objetivo é oferecer uma solução para o problema da pesca ilegal que representa 35% da captura mundial e geram perdas anuais na casa dos 20 Milhões de Euros, segundo a organização da Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação(FAO).

Isso se soma a sobrepesca que degrada 2/3 das zonas em alto mar que vem sendo sobrexploradas e esgotadas. Ainda segundo a FAO, alguns dos maiores peixes do planeta como o atum e o espadarte, estão com estoques abaixo de 10% do seu nível histórico.

DiCaprio tem se empenhado em ajudar no projeto desde o início. Ele colaborou com 60% do valor total investido $ 10 milhões de dólares. Sua fundação e entidade de conservação  ambientalista  “Leonardo DiCaprio Foundation” já doou em outra oportunidade, um montante de 2 milhões de dólares para estabelecer reservas marinhas e deter a pesca predatória.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato