Últimas Notícias

Mergulhador salva tartaruga de rede de pesca em Arraial do Cabo-RJ

Mergulhador salva tartaruga de rede de pesca em Arraial do Cabo-RJUm mergulhador conseguiu resgatar uma tartaruga que estava presa em uma rede de pesca, de uso proibido, no mar em Arraial do Cabo, na Regi√£o dos Lagos do Rio, na manh√£ desta quinta-feira (1¬ļ). O resgate aconteceu na Praia dos Anjos e foi registrado em v√≠deo (assista acima). Nas imagens, o mergulhador usou uma faca para libertar a tartaruga, que, segundo ele, estava agonizando. S√≥ depois o animal foi solto no mar.

“Uma covardia. Tava cortando a bichinha. Estava machucada, os malhos j√° estavam cortando por dentro dela. Isso √© todo dia. Eu encontro muita tartaruga morta com essas redes”, contou o mergulhador Jorge Luiz de Paula, que trabalha com mergulho de resgate na regi√£o. Ele disse que os casos de uso de redes ilegais s√£o constantes.

“Os pescadores conhecem por rede feiticeira ou rede tr√™s malhos. Essa rede, o que ela n√£o mata, ela espanta. O pessoal larga no mar e eles s√≥ pegam no dia seguinte. Quando eles n√£o pegam, isso causa uma avaria. Eles n√£o respeitam o Ibama”, desabafou.

O Ibama informou que, provavelmente, a tartaruga foi v√≠tima da pesca acidental. “√Č quase certo que ela morreria afogada se n√£o fosse resgatada”, explicou a institui√ß√£o.

O Ibama informou também que a responsabilidade de fiscalização é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), já que o local é uma reserva extrativista. Até a publicação desta reportagem, o ICMBio ainda não havia se manifestado sobre o caso.

loading...

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br