Torneio de pesca alia preservação ao esporte e retira 2t de lixo no Rio Negro-AM – Portal Pesca Amadora Esportiva Torneio de pesca alia preservação ao esporte e retira 2t de lixo no Rio Negro-AM | Torneio de pesca alia preservação ao esporte e retira 2t de lixo no Rio Negro-AM – Portal Pesca Amadora Esportiva

Torneio de pesca alia preservação ao esporte e retira 2t de lixo no Rio Negro-AM

torneio-de-pesca-alia-preservacao-ao-esporte-e-retira-2t-de-lixo-no-rio-negro-amCerca de 2,3 Toneladas de resíduos foram retirados das águas do Rio Negro pelos mais de 200 competidores do 3º Torneio de Pesca Amigos do Tarumã, no último sábado (24). O evento, aliou o esporte à preservação ambiental e superou as metas das edições anteriores em relação à retirada de lixo e da pesca do maior tucunaré já fisgado na competição.

Com uma estrutura montada na Praia da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus, os pescadores partiram logo cedo rumo aos afluentes do Rio Negro em busca do maior tucunaré, mas sem deixar de lado o compromisso com o meio ambiente.

Os competidores reservaram um espaço em suas embarcações para os mais diversos tipos de resíduos, como garrafas pets e utensílios domésticos que causam poluição e degradam o habitat natural dos seres vivos. Entre uma sacola e outra, a pesagem contabilizou a marca superior às duas últimas edições que, no total, somaram 1,2 tonelada.

Maior peixe do torneio
torneio-de-pesca-alia-preservacao-ao-esporte-e-retira-2t-de-lixo-no-rio-negro-am-3Neste ano, o pescador amazonense Evaristo Tavares, de 28 anos, foi quem pegou o maior peixe da competição, um Tucunaré-Açú com 73,5 cm de comprimento, superando em 3 cm o maior exemplar da competição que havia sido fisgado em 2015, medindo 70,5 cm.

Sorte ou não, essa foi a primeira vez do competidor no torneio que o presenteou com prêmios e troféus pelo empenho na pescaria. O feito do maior peixe não foi mais uma história de pescador.

Foi uma experiência incrível na minha vida porque tive esse privilégio de participar pela primeira vez nesse torneio ao lado de pessoas mais experientes e conhecedoras da pesca na Amazônia – disse.

torneio-de-pesca-alia-preservacao-ao-esporte-e-retira-2t-de-lixo-no-rio-negro-am-2Assim como o peixe de Evaristo, as demais espécies fisgadas foram medidas por meio da régua padrão de aferição homologada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), com regulamentos técnicos conforme padrões estabelecidos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A homologação desse padrão de medição permite que competidores ou pescadores de outros lugares possam vir ao Amazonas validar o tamanho de seus peixes pelo comprimento em centímetros, e ser reconhecido internacionalmente.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato