Últimas Notícias

ICMBio desarticula pesca ilegal de lagostas em Alagoas

icmbio-desarticula-pesca-ilegal-de-lagostas-em-alagoasAgentes de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apreenderam, nessa quinta-feira (13), na Costa dos Corais, no litoral entre Pernambuco e Alagoas, 159 tambores de ferro que seriam usados como marambaia, um tipo de apetrecho formado por tonéis e destinado à pesca da lagosta. A apreensão ocorreu na cidade de Japaratinga (AL).

Segundo os agentes, os pescadores jogam esses apetrechos no mar para criar um nicho artificial e atrair o crustáceo. A intenção é facilitar a captura da lagosta, que, em geral, é feita por meio de outras formas ilegais (mergulho ou rede). Desde 2006, essa prática é considerada crime ambiental grave.

Os tambores de ferro, prontos para serem embarcados, foram descobertos por policiais militares que comunicaram o fato à Área de Proteção Ambienta (APA) Costa dos Corais. No dia seguinte, a equipe de agentes da unidade de conservação foi até o local, identificou os proprietários dos tonéis e fez a apreensão do material.

icmbio-desarticula-pesca-ilegal-de-lagostas-em-alagoas-2Além de contribuir para dizimar os estoques de lagosta, esse tipo de pesca polui o mar, já que os tonéis, geralmente velhos, sujos e enferrujados, faziam antes o transporte de produtos tóxicos, óleos e lubrificantes. Ainda segundo os agentes do ICMBio, a lagosta pescada desse modo pode fazer mal à saúde das pessoas.

Os agentes lavraram ainda auto de infração sem identificação do autor, já que ninguém se responsabilizou pela construção das marambaias. Os tonéis foram doados à Associação dos Catadores de Material Reciclado do município de Tamandaré.


Deixe o seu Comentário - Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br