Aberta a temporada de pesca esportiva oceânica no estado do ES – Portal Pesca Amadora Esportiva Aberta a temporada de pesca esportiva oceânica no estado do ES | Aberta a temporada de pesca esportiva oceânica no estado do ES – Portal Pesca Amadora Esportiva

Aberta a temporada de pesca esportiva oceânica no estado do ES

aberta-a-temporada-de-pesca-esportiva-oceanica-no-estado-do-esOs adeptos da pesca esportiva já podem fazer as malas e se aventurar pelo litoral do Espírito Santo. A alta temporada do esporte começou e segue até março/2017, período em que as correntes marinhas e a temperaturas contribuem para a prática da modalidade náutica.

Pescadores do mundo todo são atraídos pela quantidade e tamanho dos peixes no litoral capixaba. “A procura se dá, principalmente, por pescadores de São Paulo e também dos Estados Unidos. Recebemos recentemente um grupo de argentinos que vieram em busca dos cobiçados Marlins Azul e Branco” afirmou Leonardo Menezes, sócio-diretor de uma empresa que atende o turismo náutico no estado.

marlin-azul-pesca-oceanica-no-es-2Da capital, Vitória, é possível chegar à área de pesca com apenas 1 hora de navegação. “Embarcamos às 6h30 e cerca de 1 hora depois chegamos ao ponto ideal para a pesca. No Rio de Janeiro, por exemplo, o percurso dura 5 horas, além do tempo de permanência no mar pra pescar. Isso faz a atividade mais cara em outros lugares do que no Espírito Santo”, explicou Leonardo.

A cidade de Vitória é considerada a capital mundial do Marlim e ostenta dois recordes internacionais de captura do Marlim Azul. O primeiro feito aconteceu em 1979, quando foi capturado um Marlim Branco pesando 82,5 quilos e o segundo em 1992, quando pescadores capturaram um Marlim Azul de 636 quilos.

O Marlim
Com dorso azul-cobalto e bico pontiagudo, o Marlim destaca-se por sua velocidade e valentia. Por isso, tornou-se símbolo de tudo que o mar tem: desafio, beleza, mistério e aventura.

marlin-azul-pesca-oceanica-no-esO Marlim pode atingir até 650 quilos e medir 4 metros de comprimento. E é encontrado principalmente durante o dia, pois a noite procura águas mais profundas para se alimentar.

Pra fisgar o queridinho dos pescadores é necessário materiais sofisticados, como linhas de até 130 Ib, varas e caretinhas de 700 metros de linhas. As iscas preferidas são as fornagoios e sorocabas (naturais) e lulas (artificiais).

A pesca esportiva não é predatória, pois não retira o peixe do meio ambiente, e o objetivo é fisgar o animal, não para consumo ou comércio, mas pelo prazer de pescar. Após pesar, medir e fotografar, o pescador o devolve para a água.

Para o que o peixe não fique debilitado existem equipamentos e acessórios diferenciados para esse tipo de pesca. Anzóis, iscas, entre outros, são idealizados com o intuito de não ferir o peixe.

Símbolo Capixaba
aberta-a-temporada-de-pesca-esportiva-oceanica-no-estado-do-es-2O Makaira Nigricans, popularmente conhecido como Marlim Azul ou Espardarte-Azul, é considerado desde 2015 como símbolo capixaba.

A Lei N° 10.426 foi decretada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e sancionada pelo Governador Paulo Hartung.

A lei institui ainda o Dia Estadual do Marlim Azul, comemorado em 28 de fevereiro.

Setur-ES

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato