Alta Floresta se consolida no turismo de observação e pesca esportiva – Portal Pesca Amadora Esportiva Alta Floresta se consolida no turismo de observação e pesca esportiva | Alta Floresta se consolida no turismo de observação e pesca esportiva – Portal Pesca Amadora Esportiva

Alta Floresta se consolida no turismo de observação e pesca esportiva

Banhada por rios e cenário de beleza exuberante de fauna e flora, Alta Floresta localizada na região da Amazônia mato-grossense é o local certo para quem busca contato intenso com a natureza e é um dos principais destinos para a observação de pássaros do Brasil.

A riqueza da avifauna, internacionalmente reconhecida, assim como de primatas e da flora amazônica fazem da região um paraíso para os ecoturistas e pesquisadores. Das 1.600 espécies de aves brasileiras, cerca de 600 encontram-se no local.

Devido ao grande potencial natural, o município vem se destacando pelo crescimento do turismo ecológico, inclusive com opções para quem busca a pesca esportiva.

Para chegar ao local, por terra saindo de Cuiabá são 830 quilômetros até a cidade e, pelo ar, tem vôos diretos saindo do Aeroporto Marechal Rondon, com duração em torno de 1h30.

Atrativos
É um dos municípios que constitui o núcleo inicial de ecoturismo da Amazônia mato-grossense e um dos melhores lugares do país para a prática de pesca esportiva com uma grande diversidade de peixes como a piraiba, cachorra e o trairão, um dos mais cobiçados pelos pescadores que visitam a região.

Dentre os principais atrativos de Alta Floresta, vale destacar, o Parque Estadual Cristalino, uma das áresas de maior importância para conservação em toda Amazônia e o Recanto das Orquídeas Apolônia Grade, que encantam seus visitantes pela beleza natural.

Outro ponto turístico é o Rio Azul, com grande importância ambiental, pois tem uma enorme variedade de animais aquáticos. É considerado um dos rios mais bem preservados do País e só é permitida a pesca esportiva e o Pesque e solte é uma lei na região. Pirararas, Jaús e cacharas, matrinxãs corvinas, pacus, piaus, piavuçus, trairões, piranhas, e grandes tucunarés são algumas das espécies encontradas.

Vegetação
Embora prevaleça a floresta amazônica com sua vegetação típica, é possível observar a existência de nichos característicos do cerrado, tanto na vegetação como na constituição do solo. Em meio a esses dois ecossistemas pode-se observar a riqueza da flora, especialmente orquídeas e a fauna, com grande variedade de animais e aves, mamíferos e répteis.

Entre os meses de novembro a março é período de chuvas e de junho a outubro os rios ficam mais rasos proporcionando diferentes paisagens durante o ano todo.

Imagens Sedec-MT

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato