Fiscalização apreende 452 kg de pirarucu durante operação defeso no AM – Portal Pesca Amadora Esportiva Fiscalização apreende 452 kg de pirarucu durante operação defeso no AM | Fiscalização apreende 452 kg de pirarucu durante operação defeso no AM – Portal Pesca Amadora Esportiva

Fiscalização apreende 452 kg de pirarucu durante operação defeso no AM

A Reserva Extrativista (Resex) do Baixo Juruá, no Amazonas, encerrou neste mês operação de fiscalização para combater a pesca ilegal do pirarucu e garantir o defeso (período de proibição da pesca para permitir a reprodução das espécies) do tambaqui, matrinchã, pirapitinga, sardinha, pacu, aruanã e mapará.

Quatro autos de infração foram lavrados. Ao todo, 452 quilos de pirarucu procedentes de áreas inabilitadas para a pesca foram apreendidos. Além disso, a fiscalização recuperou ainda duas aves silvestres (curió) que eram transportadas sem licença. Como estavam em bom estado para o retorno ao ambiente natural, foram soltas na área da reserva.

O defeso é instituído para assegurar que essas espécies de peixe realizem a desova, possibilitando a reprodução de novas gerações. Já o pirarucu, peixe símbolo da ictiofauna amazônica, tem sua pesca proibida durante todo ano, sendo autorizada somente nas áreas de manejo certificadas pelo Ibama.

Durante a Operação Defeso, que ocorreu entre os dias 28 de novembro e 10 de dezembro, pescadores profissionais foram orientados sobre a importância do defeso para a reprodução das espécies e para os estoques pesqueiros da região.

Comunicação ICMBio

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato