IAP realiza operação de fiscalização e apreende redes nos Rios Iguaçu, Ivai e Paraná – Portal Pesca Amadora Esportiva IAP realiza operação de fiscalização e apreende redes nos Rios Iguaçu, Ivai e Paraná | IAP realiza operação de fiscalização e apreende redes nos Rios Iguaçu, Ivai e Paraná – Portal Pesca Amadora Esportiva

IAP realiza operação de fiscalização e apreende redes nos Rios Iguaçu, Ivai e Paraná

Em fiscalização conjunta, fiscais da sede e de escritórios regionais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) apreenderam quatro botes de madeira, 1,4 mil metros de redes, 230 boias loucas e sete espinheis com aproximadamente 285 anzóis.

A ação aconteceu entre quinta-feira e domingo (15 a 18) no Rio Iguaçu, entre os municípios de União da Vitória e São Mateus do Sul, no Sudeste do Estado, e na Represa Foz do Areia, no município de Pinhão, região Centro-Sul do Paraná.

A operação, que uniu o Departamento de Fiscalização Ambiental do IAP, os Escritórios Regionais de União da Vitória, Curitiba e Litoral, também teve o objetivo de promover atividades de educação ambiental. Ao todo, 85 pescadores foram abordados e informados sobre as leis da pesca. Acampamentos e embarcações também foram vistoriados, e alguns pescadores foram notificados a comparecer ao Escritório Regional de União da Vitória para prestar esclarecimentos.

Operação de Fiscalização no Noroeste do estado
Para fiscalizar a pesca predatória em período de restrição da atividade devido a piracema, os fiscais percorreram os rios Ivaí e Paraná entre os municípios de Icaraíma e Alto Paraíso, no Noroeste do Estado. Ao todo, foram apreendidos cerca de 800 metros de redes de pesca, oito espinhéis com 30 anzóis cada, 130 anzóis de galho, 20 bóias-loucas e duas armadilhas para peixes (covos). Nos espinhéis estavam alguns peixes ainda vivos, que foram devolvidos ao rio.

“É importante destacar que as ações de fiscalização realizadas neste ano somadas aos trabalhos anteriores, principalmente durante a Operação Verão, demonstram uma clara diminuição das ações predatórias de caça e pesca. Prova disso é o baixo número de pessoas encontradas nas áreas dos rios e de vestígios deixados durante o período da piracema e, para que a situação melhore, a continuidade dos trabalhos é imprescindível”, afirma o chefe do escritório regional de Cianorte, Antonio Carlos Cavalheiro Moreto.

Já nos municípios de Icaraíma e Alto Paraíso, os fiscais conferiram cadastros do Sispass e, dos nove cadastrados, dois foram autuados e os pássaros apreendidos. Além disso, cinco boletins de ocorrência emitidos pela Polícia Ambiental resultaram em autos de infração. Ao final das ações nos rios e por terra, foram emitidos três autos de infração, no valor total de R$ 6 mil por criação irregular de aves silvestres e pesca no período da piracema.

Imagens: Divulgação IAP

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato