Ideflor-Bio apreende 1,4 toneladas de pescado ilegal durante fiscalização no Pará – Portal Pesca Amadora Esportiva Ideflor-Bio apreende 1,4 toneladas de pescado ilegal durante fiscalização no Pará | Ideflor-Bio apreende 1,4 toneladas de pescado ilegal durante fiscalização no Pará – Portal Pesca Amadora Esportiva

Ideflor-Bio apreende 1,4 toneladas de pescado ilegal durante fiscalização no Pará

A fiscalização ambiental referente ao período do defeso 2016/2017, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), resultou em mais uma apreensão. Desta vez, mais de uma tonelada de pescado em situação irregular foi aprendida nesta quarta-feira (14), no município de Goianésia do Pará, na região sudeste do estado.

Para garantir o período do defeso, o Ideflor-bio promove uma ação conjunta, coordenada pela Gerência do Mosaico Lago de Tucuruí, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Polícia Militar de Tucuruí, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Eletronorte e a Central das Colônias de Pescadores da Bacia Hidrográfica do Araguaia-Tocantins (Cecoat).

Durante a fiscalização, além de 1,4 tonelada de pescado, foram recolhidos mais de 1.000 metros de redes de pesca, que continham pescado irregular e estavam em desacordo com o tamanho de malha previsto na legislação para a pesca no reservatório de Tucuruí, e uma motosserra, utilizada na retirada da cobertura vegetal dentro do mosaico de unidades de conservação.

Gestão participativa
Segundo a gerente do Mosaico Lago de Tucuruí, Mariana Bogéa, as ações são consideradas imprescindíveis para garantir o respeito aos recursos naturais. “As ações que ocorrem nesse período concretizam um anseio antigo da sociedade civil, que é colaborar de forma eficaz nas ações de fiscalização, consideradas um passo importante para efetivação da gestão de forma participativa”, contou.

A fiscalização é incentivada pelos pescadores da região, que se preocupam em manter as espécies no lago, para que possam continuar realizando suas atividades de forma sustentável.

A carga de pescado apreendida estava em condições de consumo, e após os procedimentos legais foi doada para comunidades da periferia do município. Os infratores foram conduzidos pela equipe de fiscais até a Delegacia do município para autuação e as providências administrativas relativos à infração ambiental.

Imagens Ascom Ideflor-bio

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato