Ambiental apreende 500 metros de redes e 110 kg de peixes na Represa Billings – Portal Pesca Amadora Esportiva Ambiental apreende 500 metros de redes e 110 kg de peixes na Represa Billings | Ambiental apreende 500 metros de redes e 110 kg de peixes na Represa Billings – Portal Pesca Amadora Esportiva

Ambiental apreende 500 metros de redes e 110 kg de peixes na Represa Billings

A Guarda Ambiental de São Bernardo do Campo (SP), deteve dois homens por pesca predatória durante patrulhamento realizado na represa Billings, nesta quinta-feira (26). A dupla estava em um barco a motor e no momento da abordagem, foram encontrados 400 metros de redes e 110 kg de peixes da espécie tilápia a bordo.

Os infratores foram encaminhados junto com o material predatório e os peixes ao Dicma (Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente) de São Bernardo do Campo, onde foram autuados e liberada após o pagamento de fiança. Os dois receberam multa administrativa no valor de R$ 4.200,00 e responderão por crime ambiental.

Alguns peixes que ainda estavam vivos, foram devolvidos para a água. A Guarda Ambiental intensificou os patrulhamentos na represa por conta do período de defeso, para garantir a reprodução das espécies.

O período de defeso começou no dia 1º de novembro de 2016 e se estende até o dia 28 fevereiro de 2017. É instituído por instrução normativa do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Na represa Billings os peixes mais comuns são tilápias, lambaris, carpas, traíras e bagres.

Durante o defeso, a pesca amadora está liberada, desde que seja por pescador regularizado no Ministério da Aquicultura e utilizando apenas linha de mão ou vara com linha e anzol, o uso de redes está proibido até o término do defeso.

PATRULHAMENTO
Segundo a Guarda Municipal Ambiental de São Bernardo do Campo, durante o defeso, o patrulhamento embarcado é realizado diariamente, além de contar com apoio, por terra de viaturas e efetivo que conhece os principais acessos à represa. As ações contam ainda com o apoio de fiscais da Secretaria de Gestão Ambiental, que auxiliam nas operações por terem mapeadas regiões da represa com maior incidência de pesca irregular. A população também pode ajudar e denunciar a pesca ilegal através dos telefones 153 ou (11) 4101-6807.

Portal ABDC Maior

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato