Últimas Notícias

Ambiental apreende 500 metros de redes e 110 kg de peixes na Represa Billings

A Guarda Ambiental de São Bernardo do Campo (SP), deteve dois homens por pesca predatória durante patrulhamento realizado na represa Billings, nesta quinta-feira (26). A dupla estava em um barco a motor e no momento da abordagem, foram encontrados 400 metros de redes e 110 kg de peixes da espécie tilápia a bordo.

Os infratores foram encaminhados junto com o material predat√≥rio e os peixes ao Dicma (Delegacia de Investiga√ß√£o de Infra√ß√Ķes e Crimes contra o Meio Ambiente) de S√£o Bernardo do Campo, onde foram autuados e liberada ap√≥s o pagamento de fian√ßa. Os dois receberam multa administrativa no valor de R$ 4.200,00 e responder√£o por crime ambiental.

Alguns peixes que ainda estavam vivos, foram devolvidos para a água. A Guarda Ambiental intensificou os patrulhamentos na represa por conta do período de defeso, para garantir a reprodução das espécies.

O per√≠odo de defeso come√ßou no dia 1¬ļ de novembro de 2016 e se estende at√© o dia 28 fevereiro de 2017. √Č institu√≠do por instru√ß√£o normativa do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov√°veis). Na represa Billings os peixes mais comuns s√£o til√°pias, lambaris, carpas, tra√≠ras e bagres.

Durante o defeso, a pesca amadora está liberada, desde que seja por pescador regularizado no Ministério da Aquicultura e utilizando apenas linha de mão ou vara com linha e anzol, o uso de redes está proibido até o término do defeso.

PATRULHAMENTO
Segundo a Guarda Municipal Ambiental de S√£o Bernardo do Campo, durante o defeso, o patrulhamento embarcado √© realizado diariamente, al√©m de contar com apoio, por terra de viaturas e efetivo que conhece os principais acessos √† represa. As a√ß√Ķes contam ainda com o apoio de fiscais da Secretaria de Gest√£o Ambiental, que auxiliam nas opera√ß√Ķes por terem mapeadas regi√Ķes da represa com maior incid√™ncia de pesca irregular. A popula√ß√£o tamb√©m pode ajudar e denunciar a pesca ilegal atrav√©s dos telefones 153 ou (11) 4101-6807.

Portal ABDC Maior


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato