Últimas Notícias

Assembleia debate nessa semana proibição da pesca do dourado nos rios do MS

Audi√™ncia p√ļblica para debater a proibi√ß√£o da pesca do Dourado nos rios do Estado e a celebra√ß√£o do Dia do Artes√£o s√£o alguns dos eventos que ser√£o realizados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul na semana de 12 a 18 de mar√ßo de 2017. Al√©m disso, ocorrer√£o as sess√Ķes ordin√°rias e as reuni√Ķes das Comiss√Ķes Permanentes da Casa de Leis.

O deputado Beto Pereira (PSDB) √© o proponente da audi√™ncia p√ļblica que discutir√° o Projeto de Lei que veda pelo prazo de oito anos a captura, o embarque, o transporte, a comercializa√ß√£o, o processamento e a industrializa√ß√£o do peixe Dourado nos rios do Estado. O evento ser√° √†s 14h de quarta-feira (15/3), no plen√°rio J√ļlio Maia em Campo Grande (MS).

A proposta autoriza apenas a pesca na modalidade esportiva (pesque e solte) e prevê pena para quem cometer a infração. De acordo com o deputado, o intuito do projeto é garantir a preservação do peixe e promover o repovoamento dos rios do Estado.

A espécie, encontrada na Bacia do Alto Paraguai, caiu drasticamente em 20 anos, conforme relatório do Sistema de Controle de Pesca, emitido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e Polícia Militar Ambiental (PMA).

‚Äú√Č vis√≠vel que o peixe est√° desaparecendo dos nossos rios. Se n√£o tomarmos medidas urgentes, a situa√ß√£o pode ficar ainda mais cr√≠tica e o Dourado ser amea√ßado de extin√ß√£o. Precisamos discutir o projeto com aten√ß√£o especial ao meio ambiente‚ÄĚ, afirmou Beto.


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato