Últimas Notícias

Com o fim da piracema, IAP fiscaliza rios Ivaí e Paraná para coibir a pesca predatória

Para garantir o respeito às normas ambientais após o período de piracema, quando a pesca de espécies nativas é proibida, fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) percorrem os rios Ivaí e Paraná. A ação tem o objetivo de garantir que não ocorram excessos e desrespeitos às normas ambientais no retorno da atividade pesqueira no estado.

Durante a √ļltima semana (entre 01 a 03) a opera√ß√£o conjunta dos Escrit√≥rios Regionais do IAP de Cianorte (PR), Umuarama (PR) e Campo Mour√£o (PR) abordadou diversas embarca√ß√Ķes e in√ļmeros acampamentos, para conferencia de documentos, petrechos e produtos da pesca.

Os fiscais percorreram os municípios de Tapira, Ivaté, Icaraíma e Alto Paraíso. Na maioria dos locais se percebeu uma melhora na educação ambiental dos pescadores profissionais e amadores, porém, de acordo com o chefe regional do IAP de Cianorte, Antonio Carlos Cavalheiro Moreto, a fiscalização precisa continuar atuando de maneira intensa.

‚ÄúEmbora se perceba o desenvolvimento da consci√™ncia ambiental por parte da maioria dos pescadores, ela ainda n√£o √© suficiente para manter o equil√≠brio do recurso pesqueiro. Os pr√≥prios pescadores, conscientes do problema, clamam por este tipo de trabalho, eles ajudam na manuten√ß√£o do recurso pesqueiro e inibem a a√ß√Ķes predat√≥rias‚ÄĚ, contou o chefe regional.

Ao todo, foram recolhidos 08 espinheis com aproximadamente 40 anz√≥is cada; 400 metros de redes de Nylon; 85 anz√≥is de galho; 12 boias-louca e 15 gal√Ķes de sevas. Foi lavrado um auto de infra√ß√£o no valor de R$1,2 mil e um Termo de Apreens√£o para um infrator que estava redes de pesca em desacordo com as normas. Demais infratores ambientais n√£o foram encontrados.

Também foi efetuada vistoria em um comercio de iscas com intuito de orientar formalmente o proprietário sobre a emissão de documento de venda apropriado ao consumidor.

IAP-PR


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato