Últimas Notícias

FIT Pantanal terá seminário para discutir pesca esportiva em Mato Grosso

Durante a 2ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT) 2017, que ocorre entre os dias 20 e 23 de abril, um evento especial dedicado ao turismo de pesca esportiva será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT).

Trata-se do “I Seminário para o desenvolvimento do turismo e da pesca esportiva de Mato Grosso”, com palestras e rodadas de debates. A abertura oficial do evento será feita pelo vice-governador Carlos Fávaro, na manhã da sexta-feira (21).

Diversos palestrantes nacionais participarão do evento, que discutirá temas como o papel da pesca esportiva no turismo de Mato Grosso, políticas públicas e ambientais, inserção social, dentre outros.

Além disso, o seminário visa promover um espaço para profissionais e instituições com a finalidade de intercambiar novos conhecimentos relacionados à ciência e à gestão do turismo de pesca esportiva; propor ações voltadas à manutenção e à valorização do turismo de pesca, apresentando o seu potencial e as suas oportunidades futuras e estimular pesquisas científicas, bem como, a produção e a aplicação de práticas de gestão e gerenciamento baseadas nos resultados de investigações produzidas em todo o Brasil.

A ideia, segundo o secretário-adjunto de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Luis Carlos Nigro, é aproveitar a FIT para reunir todos os representantes da cadeia, estimulando a discussão de assuntos que norteiem a tomada de decisões para fomentar a atividade. “Queremos propiciar a discussão do desenvolvimento turístico aliado ao turismo de pesca, de forma a permitir que a atividade se torne cada vez mais forte e haja integração dos diversos atores envolvidos na área”, revela.

Os organizadores acreditam que o evento é relevante, em função da integração que será propiciada entre os diversos entes que se relacionam com a área do turismo e da pesca, pois os estudos socializados e as discussões realizadas serão de grande importância para a aplicação prática no mercado. Além disso, será uma ótima oportunidade de capacitação técnica com palestrantes renomados nacionalmente que trarão experiências e proporcionarão a troca de conhecimento.

“A nossa intenção é que os resultados e os encaminhamentos gerados nas rodadas de debates propiciem a continuidade do desenvolvimento por meio dos comitês de acompanhamento que queremos criar para garantir a execução das ações propostas pós-seminário”, explica o coordenador técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Geraldo Lucio.

Programação do Evento

SEXTA-FEIRA (21) – TEMA: DESENVOLVIMENTO DO TURISMO DA PESCA ESPORTIVA EM MT

  • 13h30 às 14h10 – Tendências e atualidades – Kelven Lopes (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
  • 14h15 às 14h55 – Oportunidades de negócios – Marcos Glueck (Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva-Anepe)
  • 15h20 às 16h – A proibição do dourado e o impacto na pesca esportiva de Cáceres – Cleres Tubino (Associação Ambientalista Turística e Empresarial de Cáceres)
  • 16h05 às 16h45 – O impacto do turismo de pesca no pantanal em Corumbá – Ronan Machado (Faculdade Santa Teresa Mato Grosso do Sul)
  • 16h45 às 18h – Rodada de debates e encaminhamentos

SÁBADO (22) – TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS E AMBIENTAIS

  • 08h às 08h40 – Unificação das leis no pantanal – Thomaz Liparelli (LP Ambiental MT)
  • 08h45 às 09h25 – A importância do Conselho Estadual de Pesca – Gabriela Priante (Cepesca MT)
  • 10h às 10h40 – Políticas de incentivo ao turismo da pesca – Antônio Carlos Araújo (Anepe)
  • 10h45 às 11h25 – Pesca na Piracema – Mitos e Verdades – Thomaz Liparelli
  • 11h30 às 12h30 – Rodada de debates
  • 14h às 14h40 – Case de sucesso como guias de pesca – Renê Alves/Dadico/Luniel (Guias de pesca MT)
  • 14h45 às 15h25 – A capacitação do condutor de turismo de pesca – Felipe Luiz (Univali SC)
  • 16h às 16h40 – Aquicultura e a Pesca Esportiva – Francisco de Medeiros (Associação dos Aquicultores de Mato Grosso)
  • 16h45 às 17h30 – Rodada de debates/encerramento

Mais informações: www.fitpantanal.com.br


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato