Últimas Notícias

MP proíbe pesca na prainha da Cachoeira de Emas no Rio Mogi Guaçu em Pirassununga-SP

A partir segunda-feira, dia 20 de março de 2017, estará proibido qualquer tipo de pesca em 3 Km de trecho do Rio Mogi Guaçu em Cachoeira de Emas, município de Pirassununga (SP). Os trechos proibidos são, 1,5 Km abaixo da Barragem e 1,5 Km acima da referida barragem.

O Minist√©rio P√ļblico do Meio Ambiente do Estado de S√£o Paulo encaminhou para a Pol√≠cia Militar Ambiental do Estado de S√£o Paulo, um documento onde mostrava a Instru√ß√£o Normativa n¬ļ 26 no dia 2 de setembro de 2009 pelo IBAMA, e que tal medida n√£o estava sendo cumprida, pois, automaticamente esta Instru√ß√£o Normativa revogava a de n¬ļ 129 que era especificamente para o Recanto Tur√≠stico de Emas.

A Instru√ß√£o Normativa n¬ļ 26 se aplica para todos os Rios da Bacia Hidrogr√°fica do Paran√° e traz em seu texto o seguinte: Fica proibido a pesca a menos de 1.500 m (1,5 KM) a montante e a jusante de mecanismos de transposi√ß√£o de peixes.

O documento foi enviado para o Comando Geral da Polícia Militar Ambiental, o qual reconheceu a solicitação do MP e, assim, uma reunião foi marcada na manhã desta sexta-feira, 17, nas dependências do CPTA/ICMBio, com vários segmentos da sociedade.

Desta forma está proibida a pesca no Rio Mogi Guaçu, no trecho mencionado, ou seja, 1,5 Km abaixo da Barragem e 1,5 Km acima da referida barragem. A partir desta segunda-feira (20), quem for pego pescando no local está sujeito a multa de, no mínimo, R$ 700.

Para o especialista em aquicultura, F√°bio Sussel, dificilmente a proibi√ß√£o ser√° cumprida sem uma fiscaliza√ß√£o adequada. ‚ÄúInfelizmente, a Pol√≠cia Ambiental tem um corpo reduzido, s√£o poucos policiais para cuidar de uma grande √°rea. Acaba que n√£o se consegue fazer a fiscaliza√ß√£o efetiva, especialmente no per√≠odo da noite, que √© quando os pescadores predadores costumam atuar‚ÄĚ.

Sentinelas do Rio Mogi Guaçu


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br