Últimas Notícias

PMA apreende barco pesqueiro indígena com mais de 1 tonelada de pescado ilegal no Pantanal

Policiais Militares Ambientais de Corumb√° (MS) realizaram na madrugada dessa quarta-feira (8), opera√ß√£o fluvial pelo rio Paraguai com o objetivo de abordar um barco pesqueiro Guat√≥ suspeito de pesca predat√≥ria. A PMA recebeu diversas den√ļncias de que nesta embarca√ß√£o havia muito pescado que era comercializado, o qual era oriundo da pesca predat√≥ria pelos ind√≠genas tripulantes da lancha.

Ao localizar o barco denunciado e fiscalizá-lo, os Policiais encontraram 1.097 Kg de peixes das espécies Pintado, Cachara, Palmito e Piranha que foram apreendidos por estarem fora da reserva indígena, acima da cota permitida e por haver exemplares capturados em tamanhos inferiores aos que a legislação autoriza. Os indígenas pescavam e comercializavam o pescado no Pantanal fora da área da Reserva Indígena.

O cacique (33), residente na comunidade indígena Guató, assumiu a autoria e a responsabilidade por todo pescado e pela irregularidade. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal e responderá por crime ambiental. O cacique também foi autuado administrativamente e multado em R$ 22.630,00. O pescado, um frízer e a embarcação foram apreendidos.

Desde o per√≠odo de defeso, a PMA recebia den√ļncias de pesca e com√©rcio ilegal de pescado pelos ind√≠genas, com uso da lancha apreendida hoje. Para obter √™xito na apreens√£o, os Policiais permaneceram por dias no rio Paraguai. Para se ter ideia da import√Ęncia de realizar a deten√ß√£o desses ind√≠genas que praticavam pesca predat√≥ria e cessar a depreda√ß√£o, durante todo o ano passado, a PMA apreendeu somente 3,6 toneladas de pescado em todo o Estado. Com eles, de uma √ļnica vez, mais de uma tonelada.

ASSESSORIA DE COMUNICA√á√ÉO DA POL√ćCIA MILITAR AMBIENTAL ‚Äď PMMS


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato