Últimas Notícias

Rio Caiapó tem pesca suspensa por 3 anos para repovoamento de peixes no TO

O rio Caiapó, na região oeste do Tocantins, teve a pesca suspensa por três anos a partir desta quarta-feira (29). A medida é para permitir a reprodução dos peixes e o repovoamento das espécies do local.

A decisão foi tomada após pescadores relatarem que a quantidade das espécies diminuiu de forma acentuada no rio. O Caiapó é um dos afluentes do rio Araguaia, um dos principais do estado. Todas as modalidades de pesca estão proibidas nesse trecho, inclusive a pesca amadora.

A proibição vale para um trecho de 30 km do rio, entre a ponte da TO-442, próxima as cidades de Araguacema (TO) e Caseara (TO) e a foz do rio Araguaia. Esse trajeto é considerado o berçário das espécies. Ao longo do trecho onde houve a suspensão, serão colocados postos de fiscalização. No encontro entre os rios Araguaia e Caiapó já existe um posto de fiscalização.

A decis√£o foi tomada em uma audi√™ncia p√ļblica realizada nessa ter√ßa-feira (28), o acordo foi entre os pescadores e v√°rios √≥rg√£os, incluindo o Minist√©rio P√ļblico Federal e o Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins). A aprova√ß√£o da medida foi un√Ęnime. Ap√≥s o fim do prazo da proibi√ß√£o, uma nova avalia√ß√£o ser√° feita no local.

O trecho em questão faz parte do Parque Estadual do Cantão, uma das unidades de conservação do estado. Os pescadores ribeirinhos, que sobrevivem da pesca, ficam isentos da medida.

“O fechamento do rio Caiap√≥ vai contribuir tamb√©m com o repovoamento de peixes em outros cursos d‚Äô√°gua, como o rio do Coco e o rio Araguaia. Se esta a√ß√£o n√£o fosse adotada a m√©dio e curto prazo, n√≥s vir√≠amos a n√£o ter mais peixes nesses rios”, disse o gerente do Parque Estadual do Cant√£o, Adailton Gl√≥ria.

Naturatins

Kalua Barco Hotel


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato