Rio Caiapó tem pesca suspensa por 3 anos para repovoamento de peixes no TO – Portal Pesca Amadora Esportiva Rio Caiapó tem pesca suspensa por 3 anos para repovoamento de peixes no TO | Rio Caiapó tem pesca suspensa por 3 anos para repovoamento de peixes no TO – Portal Pesca Amadora Esportiva

Rio Caiapó tem pesca suspensa por 3 anos para repovoamento de peixes no TO

O rio Caiapó, na região oeste do Tocantins, teve a pesca suspensa por três anos a partir desta quarta-feira (29). A medida é para permitir a reprodução dos peixes e o repovoamento das espécies do local.

A decisão foi tomada após pescadores relatarem que a quantidade das espécies diminuiu de forma acentuada no rio. O Caiapó é um dos afluentes do rio Araguaia, um dos principais do estado. Todas as modalidades de pesca estão proibidas nesse trecho, inclusive a pesca amadora.

A proibição vale para um trecho de 30 km do rio, entre a ponte da TO-442, próxima as cidades de Araguacema (TO) e Caseara (TO) e a foz do rio Araguaia. Esse trajeto é considerado o berçário das espécies. Ao longo do trecho onde houve a suspensão, serão colocados postos de fiscalização. No encontro entre os rios Araguaia e Caiapó já existe um posto de fiscalização.

A decisão foi tomada em uma audiência pública realizada nessa terça-feira (28), o acordo foi entre os pescadores e vários órgãos, incluindo o Ministério Público Federal e o Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins). A aprovação da medida foi unânime. Após o fim do prazo da proibição, uma nova avaliação será feita no local.

O trecho em questão faz parte do Parque Estadual do Cantão, uma das unidades de conservação do estado. Os pescadores ribeirinhos, que sobrevivem da pesca, ficam isentos da medida.

“O fechamento do rio Caiapó vai contribuir também com o repovoamento de peixes em outros cursos d’água, como o rio do Coco e o rio Araguaia. Se esta ação não fosse adotada a médio e curto prazo, nós viríamos a não ter mais peixes nesses rios”, disse o gerente do Parque Estadual do Cantão, Adailton Glória.

Naturatins

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato