Últimas Notícias

Pesca ilegal retira do mar 26 milh√Ķes de toneladas de peixes por ano

Cerca de 170 milh√Ķes de toneladas de peixes est√£o dispon√≠veis por ano para o consumo, incluindo a pesca de captura e a produ√ß√£o em cultivo. O levantamento √© da Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas para Agricultura e Alimenta√ß√£o, FAO.

Internacionalmente, o mercado pesqueiro movimenta por ano US$ 140 bilh√Ķes em exporta√ß√Ķes, mas a FAO alerta que, 26 milh√Ķes de toneladas adicionais de peixes s√£o retiradas do mar todos os anos de forma ilegal.

Plano de controle
O especialista sênior da área de comércio pesqueiro da FAO Márcio Castro de Souza, explica que a dificuldade para controlar a pesca ilegal se concentra em um problema: os peixes capturados em alto mar não pertencem a nenhum país e acabam sendo associados à bandeira da embarcação que fez a captura. O objetivo do plano da FAO, é evitar que os peixes capturados ilegalmente cheguem à mesa do consumidor.

Atum
“N√≥s recentemente aprovamos um acordo justamente na √°rea de Estado de porto que tem por objetivo evitar que produtos capturados por embarca√ß√Ķes suspeitas entrem nos mercados nacionais. Um acordo de forma mandat√°ria para os pa√≠ses, que faz com que se crie um sistema de coopera√ß√£o entre os pa√≠ses, evitando que produtos da pesca IUU (termo em ingl√™s para pesca ilegal) entre nos mercados.”

Segundo M√°rcio Castro de Souza, a fam√≠lia dos atuns, com 38 esp√©cies, √© um dos maiores alvos da pesca ilegal. O especialista da FAO afirma que o novo documento deve criar tamb√©m um sistema que permita a um n√ļmero maior de pa√≠ses a visualiza√ß√£o de todos os elos da cadeia produtiva da pesca.

A ideia é que apenas peixes com documentação válida possam ser exportados ou comercializados. Assim, consumidores do mundo todo poderão ter a certeza da origem do peixe que compram.

O novo conjunto de normas internacionais deve ser oficialmente adotado pelos países-membros da FAO durante uma conferência sobre o tema, a partir de julho de 2017.


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato