PMA flagra pesca ilegal em área proibida próximo a usina no Rio Tocantins – Portal Pesca Amadora Esportiva PMA flagra pesca ilegal em área proibida próximo a usina no Rio Tocantins | PMA flagra pesca ilegal em área proibida próximo a usina no Rio Tocantins – Portal Pesca Amadora Esportiva

PMA flagra pesca ilegal em área proibida próximo a usina no Rio Tocantins

Dois homens que pescavam em área proibida, nas proximidades das comportas da Usina Hidrelétrica de Lajeado (UHE) no Tocantins, foram detidos na manhã dessa segunda-feira (03), por volta das 10 horas, pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental(BPMA).

Segundo informações da BPMA, os militares visualizaram dois homens em uma canoa a 300 metros da escada de peixes e das comportas da UHE, região proibida devido ao perigo de afogamento. Os pescadores foram conduzidos à Delegacia de Polícia em Miracema (TO), para os devidos procedimentos.

Ainda segundo a polícia, muitas pessoas que pescam em Lajeado não obedecem aos sinais e às marcações de área feitas por boias vermelhas, indicando pesca proibida.

O órgão informa que a Portaria Interministerial n. 13/2011, do Ministério do Meio Ambiente, prevê a proibição da pesca a menos de mil metros da jusante e montante das barragens de empreendimentos e escadas de peixes na bacia hidrográfica do rio Tocantins. A proibição nesta área ocorre justamente pela oscilação do fluxo de água na montante e na jusante das usinas hidrelétricas, capaz de afundar qualquer barco de médio porte devido a forte correnteza da água nessas usinas, como, no caso, a pequena embarcação dos pescadores.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato