Últimas Notícias

Dono de pousada é preso com 382 kg de pescado e multado em R$ 25 mil em MT

O propriet√°rio de uma pousada localizada no munic√≠pio de Santo Ant√īnio de Leverger (MT) foi preso, durante fiscaliza√ß√£o da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com apoio do Batalh√£o de Pol√≠cia Militar de Prote√ß√£o Ambiental (BPMPA), com 382 kg de pescado. O caso aconteceu no domingo (7) e foi divulgado nessa segunda-feira (8). O infrator foi multado em R$ 25,5 mil pelo crime ambiental.

Conforme o superintendente de fiscaliza√ß√£o da Sema, major da Pol√≠cia Militar Gibson Almeida, as esp√©cies apreendidas eram de pacu, piavu√ßu, pacupeva, piranha, jau e cacharas. A pessoa presa era dona de uma pousada na cidade de Bar√£o de Melga√ßo (MT), um atravessador. ‚ÄúEle relatou que havia comprado esse pescado na cidade de Santo Ant√īnio de Leverger e o pescado se encontrava j√° sem a cabe√ßa, o que configurou pesca predat√≥ria‚ÄĚ.

O pescado está em um depósito na Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), mas posteriormente será encaminhado a uma instituição filantrópica.

Regras para pesca
Mesmo fora do per√≠odo de defeso da piracema, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras determinadas pela Lei Estadual n¬ļ 9.096/2009. Ela estabelece a proibi√ß√£o para uso de apetrechos de pesca, como tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garateia pelo processo de lambada, subst√Ęncias explosivas ou t√≥xicas, equipamento sonoro, el√©trico ou luminoso.

As medidas m√≠nimas dos peixes constam na carteira de pesca do estado e algumas delas s√£o: piraputanga (30 cm), curimbat√° e piavu√ßu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e ja√ļ (95 cm).

Den√ļncias
A pesca depredatória e outros crimes ambientais podem ser denunciadas por meio da Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838; no site da Sema, por meio de formulário; ou ainda nas unidades regionais do órgão ambiental.


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato