Noruega lança cédula de 200 coroas com a imagem de um bacalhau estampado – Portal Pesca Amadora Esportiva Noruega lança cédula de 200 coroas com a imagem de um bacalhau estampado | Noruega lança cédula de 200 coroas com a imagem de um bacalhau estampado – Portal Pesca Amadora Esportiva

Noruega lança cédula de 200 coroas com a imagem de um bacalhau estampado

Um peixe sempre presente na culinária portuguesa e que é um dos peixes mais apreciados no mundo todo, o bacalhau foi a imagem escolhida para as novas cédulas norueguesas de 200 coroas (cerca de 20 euros) que a partir dessa semana começam a circular, evidenciando a sua importância para este país nórdico.

Para muitos que no dito popular brasileiro dizem “que já viram de tudo, menos cabeça de bacalhau”, a Noruega resolveu estampar a imagem de um peixe que no Brasil é muito apreciado, principalmente no feriado da semana santa.

Para divulgar o lançamento da nova cara das cédulas, os Noruegueses fizeram uma campanha com um vídeo animado onde o bacalhau é retratado como um bem valioso. No vídeo, os pescadores levam os peixes para uma transportadora de valores e lá eles se transformam em cédulas já no banco, com a participação do Governador do Banco da Noruega, Oystein Olsen.

O bacalhau seco da Noruega contribuiu de forma decisiva na dieta europeia, em particular para os portugueses, impondo-se aos poucos nos seus hábitos alimentares e tornando-se um símbolo de identidade nacional em Portugal.

Assim como em Portugal, o bacalhaufaz parte da história norueguesa e foi crucial para a viabilidade das comunidades locais de pescadores. Segundo o banco da Noruega, as novas cédulas de 100 e 200 coroas começam a circular nessa terça-feira (30), enquanto que as demais (de 50, 500 e 1000 coroas) vão começar a circular em 2018 e 2019.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato