Últimas Notícias

A import√Ęncia de equipes de pesca na pescaria consciente e sustent√°vel

Caro amigo, seja voc√™ pescador, leitor, pesquisador, amante de esportes n√°uticos, praticante de alguma modalidade esportiva, mergulhador, etc. Quero aproveitar a oportunidade que esta maravilhosa ferramenta de m√≠dia e informa√ß√£o em nosso meio me est√° dando para falar de algo que para mim no momento √© muito importante e merece aten√ß√£o especial, para que no futuro meus filhos e netos possam compartilhar do prazer de recolher dos mares, rios, lagoas e represas, n√£o s√≥ um bom alimento saud√°vel como s√£o considerados os peixes que neles habitam, mas possam como n√≥s hoje fazemos , ter desses locais expectativas de boas fisgadas e emo√ß√Ķes que acompanhadas da historia que cada um tem pra contar algo m√°gico que motiva , emociona e une desde o mais rico ao mais pobre em um mesmo n√≠vel.

Esse nível ao que todos estão sujeito, chamamos de amizade e união, o ponto mais alto que uma equipe pode alcançar e é isto que quero dividir com vocês e espero que nossa experiência e ideias possam auxiliar muitos e motivar a milhares , pois temos um lema na equipe de pesca pnc fishing : individualmente somos apenas pescadores de final de semana, mais juntos como equipe somos amigos que se divertem / pescam e ajudam o meio ambiente .

Não quero falar exclusivamente da equipe pnc fishing, pois se quiserem saber sobre nós é só perguntar por ai , temos bastante amigos por todos os cantos , Facebook etc , quero falar o que fazemos como equipe e o que queremos como equipe , nossa principal filosofia é não ser mais um de centenas de pescadores que voltam de uma pescaria abarrotados de peixes, com isopores cheios e que dão peixes até pra quem não conhecem pra que possam se vangloriar de quantos quilos de peixes fisgaram, ao contrario, respeitamos as cotas estabelecidas de cada local e lugar que lançamos nossas iscas e mais, liberamos as matrizes e fêmeas, desde que tenhamos certeza que estão saudáveis pra continuar o ciclo de vida.

N√£o somos hip√≥critas ao ponto de dizer que mesmo praticando a pesca esportiva, devolvemos todos os exemplares, apoiamos a modalidade do “pesque e solte”, e praticamos durante nossas pescarias, mas mesmo na modalidade esportiva, trazemos em media nossa cota estabelecida pelo IBAMA como descrita na lei de pesca embarcada amadora. Quero dizer que em meio aos anos que pescamos em diversos pontos do brasil, seja mar, √°gua doce ou lagoas, sempre nos depar√°vamos com pescadores predat√≥rios e isso sempre nos incomodou, at√© que em 2016 resolvemos abra√ßar a causa e nos informar com autoridades, bi√≥logos, professores de meio ambiente, e come√ßamos o movimento *pnc na veia*.

N√≥s como equipe, n√£o temos mais espa√ßo para novos integrantes, mas poder√≠amos estender nossas ideias para outros para que de uma forma mais abrangente, todos possamos ser mais eficientes e obter mais emo√ß√Ķes em nossas pescarias, tendo sempre bons exemplares para fisgar e soltar e uma abund√Ęncia de peixes menores como alimento para uma boa refei√ß√£o com nossos familiares. O movimento * pnc na veia * tem como base a teoria que se voc√™ √© doente por pesca e n√£o agride o meio ambiente, ent√£o voc√™ √© * pnc na veia * simples assim !

Porem na pratica isso implica em mudan√ßas quase que gerais pra muitos, pois pescar sem agredir e ainda beneficiar o meio ambiente, necessita primeiro o conhecimento de limites do local onde se pretende pescar, as esp√©cies que se encontram em per√≠odo de reprodu√ß√£o, para que essas possam ser devolvidas, os materiais org√Ęnicos que jamais dever√£o ficar no local e muito menos serem lan√ßados na regi√£o como lixo de suas refei√ß√Ķes, estudos e pesquisas devem ser feitos¬† e mais, devemos combater o arrasto de barcos pr√≥ximos a estes locais informando as autoridades sobre as praticas dos mesmos.

Precisamos garantir o futuro da pesca para nossos filhos e para que isso aconteça, temos que nos unir contra a pesca comercial sem limites de cotas, tamanhos e espécies, precisamos lutar por uma portaria de pesca que garanta a sobrevivência do pescador artesanal e fiscalize com mais rigor e recursos os barcos comerciais impedindo arrasto em parceis e em áreas em seu entorno, o uso de espinheis, a pesca dentro de limites não autorizados, pesca suba aquática praticada por mergulhadores que matam matrizes só pra terem troféus, pois troféus para nós como equipe é poder voltar de nossas pescarias em segurança e sem agredir o meio ambiente.

E a√≠, voc√™ √© *pnc na veia* ou apenas mais um daqueles pescadores que ganham a fama de beberr√Ķes de final de semana ? Curta Nossa pagina no Facebook e saiba mais sobre n√≥s.

Por: M. Dias “CAPIT√ÉO” –¬† Fundador da Equipe de Pesca PNC¬† FISHING
www.facebook.com/pncfishing


Loja Roupas de Pesca


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato