Últimas Notícias

Anepe e Ibama assinam acordo de monitoramento e conservação ambiental de Serra da Mesa

Foi publicado nessa ter√ßa-feira (27) no Di√°rio Oficial da Uni√£o, o Termo de Acordo de Coopera√ß√£o T√©cnica entre a Associa√ß√£o Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva ‚Äď ANEPE e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov√°veis – IBAMA de Goi√°s, uma parceria que visa √† conserva√ß√£o ambiental de Serra da Mesa.

A coopera√ß√£o entre Ibama e Anepe tem como objetivo a viabiliza√ß√£o de a√ß√Ķes destinadas √† conscientiza√ß√£o de prefeitos rec√©m-eleitos, pescadores, empreendimentos ligados ao turismo de pesca, condutores de pesca e popula√ß√£o da regi√£o, sobre os benef√≠cios da prote√ß√£o ambiental e da pr√°tica do pesque-e-solte, atividade que consiste em importante alternativa sustent√°vel de ocupa√ß√£o e renda.

O projeto, que conta com licen√ßa via SISBIO, al√©m de prosseguir com a coleta de informa√ß√Ķes relativas a tamanho e peso, far√° tamb√©m o tagueamento, que consiste em marcar individualmente os peixes capturados. Faz parte do processo o registro das coordenadas geogr√°ficas do local de captura.

No acordo está previsto a medição, tagueamento e soltura de cerca de 50 mil peixes de diversas espécies, dentre elas o tucunaré-azul, durante os próximos 5 anos. A expectativa dos coordenadores é saber se e quais espécies de peixes migram e quanto alteram de tamanho entre o momento de sua marcação e sua eventual recaptura.

Serra da Mesa (GO)
O lago artificial de Serra da Mesa √© o segundo maior lago do Brasil, formado para a constru√ß√£o da Usina Hidrel√©trica de Serra da Mesa. Est√° em uma √°rea inundada, com 1.784 km¬≤ na eleva√ß√£o 460 m (em rela√ß√£o ao n√≠vel do mar) e √© o primeiro em volume de √°gua com 54,4 bilh√Ķes de metros c√ļbicos.

Associa√ß√£o Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva ‚Äď ANEPE


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato