Últimas Notícias

Vereadores de Corumbá aprovam proibição da pesca do dourado por 10 anos no município

Enquanto os deputados rejeitaram o projeto e deixaram pesca do dourado livre pelos rios de MS, vereadores de Corumb√° (distante 419 km de Campo Grande), votaram pela proibi√ß√£o da pesca e tr√Ęnsito do peixe na cidade, por dez anos.

O vereador Rufo Vinagre (PR), presidente da comiss√£o municipal de meio ambiente, explica que no munic√≠pio a medida √© de extrema import√Ęncia para a manuten√ß√£o da esp√©cie, amea√ßada de extin√ß√£o. “O problema √© que o dourado √© um peixe esportivo, o que o turista mais gosta de pescar”, afirma.

O projeto foi votado nessa segunda-feira (5) e aprovado por unanimidade na C√Ęmara. Agora segue para san√ß√£o do prefeito Ruiter Cunha (PSDB) nessa sexta-feira (9) e, se aprovada, ser√° a segunda vez que a lei vigora na cidade. Entre 2012 e 2016 a pesca da esp√©cie esteve proibida, tendo a vig√™ncia terminado em janeiro desse ano.

Em cinco meses da lei suspensa, o vereador Rufo afirma que cresceu muito o n√ļmero de pescadores que capturaram o dourado na regi√£o. Dessa vez, a C√Ęmara aprovou dois projetos, o que pro√≠be a pesca da esp√©cie no rio Paraguai, dentro do munic√≠pio e outra que impede o transporte do peixe.

Além disso, a captura, transporte, armazenamento, guarda e manejo de exemplares das espécies, somente será permitida para fins científicos, mediante autorização da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal. Já a pesca só pode ser feita para subsistência e por moradores ribeirinhos.

“Voc√™ pode pescar e comer o peixe, mas n√£o pode transport√°-lo. Isso para impedir que a esp√©cia seja comercializada, visto que o consumo dentro de Corumb√° √© baixo”, explica o vereador Rufo.

Ambos os projetos poderão ser revistos após cinco anos, inclusive o tempo de proibição, mediante a estudos técnicos e científicos que possibilitem avaliar um aumento dos estoques pesqueiros no município.


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato