População de Barcelos se une em defesa da preservação do tucunaré-Açú – Portal Pesca Amadora Esportiva População de Barcelos se une em defesa da preservação do tucunaré-Açú | População de Barcelos se une em defesa da preservação do tucunaré-Açú – Portal Pesca Amadora Esportiva

População de Barcelos se une em defesa da preservação do tucunaré-Açú

Engajados na luta pela preservação do tucunaré-Açú (Temensis) no município de Barcelos (AM), centenas de pessoas saíram pelas ruas da cidade nesse sábado (1), carregando faixas e cartazes  com frases de apoio ao projeto de lei que visa proteger a espécie no município.

O que se viu hoje em Barcelos, foi a união de grande parte da população que abraçou a causa e reivindicaram uma atenção especial para a espécie que é o principal atrativo do turismo. Durante a passeata, várias pessoas, dentre elas operadores e populares, discursaram trazendo suas opiniões e pontuando o porque da importância de proteger o tucunaré-Açú.

A passeata contou também com o apoio da ABOT (Associação Barcelense dos Operadores de Turismo), que entende ser esse o melhor caminho para o crescimento do turismo no município. Segundo Ian-Arthur de Sulocki, presidente da entidade, se a espécie for preservada, haverá um crescimento ainda maior de pessoas interessadas em pescar o tucunaré-açú em Barcelos.

Quem vive na cidade, sabe que o turismo é hoje um dos principais geradores de empregos para uma grande maioria das famílias que dependem de forma direta ou indireta da receita gerada durante a temporada de pesca.

Ele disse ainda que a adesão da população na causa é muito importante e mostra que o povo de Barcelos está unido em favor de um bem maior, que é a manutenção do município como um dos principais destinos de pesca esportiva no mundo. Com a preservação das matrizes que levam cerca de 13 anos para atingir o peso de 10 kg, a tendência é que o pescador consiga capturar exemplares cada vez maiores, aumentando assim o número de turista que visitam a cidade para pescar, finaliza.

Barcelos é uma das cidades mais procuradas por turistas brasileiros e estrangeiros que têm como objetivo principal, conseguir bater o atual recorde mundial do tucunaré-açú que hoje é de 13,190 quilos (29 lbs, 1 Oz), capturado no Rio Negro.

PASSEATA PELA PRESERVAÇÃO DO TUCUNARÉ-AÇÚ

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato