Últimas Notícias

Abaixo assinado virtual pede a proibição da pesca subaquática

Com o intuito de encaminhar aos órgãos regulamentadores das leis de proteção ambiental uma reivindicação de veto a prática da pesca subaquática nos rios, lagoas e represas, um abaixo-assinado virtual foi criado pedindo aos pescadores que não simpatizem com a “pesca subaquática”, que votem contra a modalidade.

O texto diz que praticantes dessa modalidade, se fazendo valer da classe amadora, vem realizando a pesca indiscriminada, abatendo de forma seletiva as grandes matrizes nos rios, lagos e represas em todo país, dizimando os grandes reprodutores  sem respeitar os limites de cota ou tamanho estabelecidos pela legislação.

Segundo o Art. 5º da Instrução Normativa MPA/MMA N° 09, de 13 de junho de 2012, “espingarda de mergulho ou arbalete com qualquer tipo de propulsão e qualquer tipo de seta”, são petrechos de pesca permitidos ao pescador amador.

Em alguns países como a Austrália, a pesca industrial da modalidade chegou a ser proibida, no Brasil, a pesca sub pode ser praticada no estilo mergulho livre ou apneia em onde a pesca amadora é permitida, exceto em áreas específicas dependendo da região/estado. A lei proíbe o uso de iluminação artificial, cilindros e aparelhos de respiração artificial

Assunto polêmico que diverge entre quem pratica a modalidade e quem condena, o link do abaixo assinado pode ser visualizado em https://www.change.org.


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato