ƚltimas Notƭcias

Semana do Peixe busca mudar patamar de consumo de pescado no Brasil

Atualmente, o consumo de peixe no Brasil Ć© inferior a 10 kg por habitante/ano, mesmo patamar mundial da dĆ©cada de 1960, segundo a OrganizaĆ§Ć£o das NaƧƵes Unidas para a Agricultura e AlimentaĆ§Ć£o (FAO/ONU). Os dados mais recentes indicam que a mĆ©dia mundial foi de 20kg per capita/ano em 2014.

Para mudar essa realidade e mostrar que o peixe Ć© uma proteĆ­na saborosa e saudĆ”vel, rica em nutrientes importantes e, devido Ć  diversidade de espĆ©cies, acessĆ­vel a todas as classes sociais; entra em aĆ§Ć£o a 14ĀŖ Semana do Peixe, entre 1Āŗ e 15 de setembro em todo o Brasil, que tem como tema ā€œSaĆŗde e Saborā€.

O projeto atua com valorizaĆ§Ć£o da praticidade no preparo do pescado, destaque Ć s qualidades nutricionais e incentivo Ć  comercializaĆ§Ć£o de peixes e frutos do mar no varejo e food service ā€“ alĆ©m de aumentar o conhecimento da populaĆ§Ć£o sobre os benefĆ­cios do pescado.

A iniciativa Ʃ coordenada e operacionalizada pela cadeia produtiva do pescado, com apoio de diversas instituiƧƵes, e pretende reunir todos os elos, sem privilegiar nenhum segmento ou ator especƭfico, em torno do objetivo maior que Ʃ fomentar o consumo de peixes e frutos do mar no Brasil.

ā€œA Semana do Peixe quer fortalecer um marco referencial para a cadeia produtiva, com aƧƵes em todas as regiƵes, criando uma terceira Ć©poca de grande consumo de pescado, apĆ³s a Semana Santa e o Natalā€, pontua uma das coordenadoras da aĆ§Ć£o, Meg Felippe.

O objetivo Ć© tambĆ©m fomentar os negĆ³cios, estimulando a criaĆ§Ć£o de empregos e renda, alĆ©m de uma cultura duradoura de consumo de peixes e frutos do mar no Brasil, conforme acrescenta o coordenador do ComitĆŖ da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura da Fiesp (Compesca) e presidente do Sindicato da IndĆŗstria da Pesca no Estado de SĆ£o Paulo (Sipesp), Roberto Imai.

Sobre a Semana do Peixe
A Semana do Peixe desenvolve um conjunto de aƧƵes com foco na cadeia produtiva de peixes e frutos do mar para estimular o consumo de pescado no paƭs.

A campanha incentiva aƧƵes promocionais no varejo e food service, eventos com a cadeia produtiva, oficinas educacionais para crianƧas, divulgaĆ§Ć£o de materiais promocionais ao consumidor final, material promocional e educativo (receitas, melhores formas de preparo, como selecionar seu peixe), promoƧƵes em insumos, serviƧos e equipamentos para a cadeia produtiva, campanhas promocionais na pesca esportiva, entre outras aƧƵes.

A programaĆ§Ć£o pode ser acessada online atravĆ©s do portal: www.semanadopeixe.com.br


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato