Últimas Notícias

Ibama e Polícia Militar realizam apreensões nos Rios Araguaia e Culuene

O Ibama (MT), com apoio da Policia Militar, completou nesta segunda feira (12), a primeira semana de ação de combate a crimes de pesca na piracema.

A equipe percorreu mais de 400 km entre os municípios de São Félix do Araguaia e de Gaúcha do Norte, onde foi aplicado o total próximo a 450.000,00 reais em multas e foram apreendidos 05 barcos, 02 motores tipo rabeta, 18 redes e diversos petrechos de pesca como pindas e cambuís.

Ainda foram apreendidos 50 kg de Pirarucu e doados ao Conselho de segurança de Novo Santo Antônio e 28 tartarugas foram resgatadas e soltas no rio. Tartarugas estas que seriam vendidas pelo valor médio de 50,00 reais no comércio local.

A ação se encerrou no rio Culuene afluente do Xingu com auditagem em construções (ranchos de pesca) irregulares em área de preservação permanente, que devem ser demolidas, pelo rigor da lei.

Diversas pindas com uma cachara fisgada e 14 kg de pescado diverso foram flagrados em um rancho, junto a redes e outros petrechos proibidos.

O pescado foi doado a APAE de Canarana e o infrator autuado em 5.280,00 reais, além de responder por crime ambiental. Segundo o agente Leandro Nogueira, a ação do IBAMA é firme e necessária, porém o comércio e consumo de produtos ilegais continuarão a fomentar o crime.

“É imprescindível a criação de empreendimentos criadores de tartaruga legalizados e a continuidade do trabalho fiscalizatório, que se intensificará em 2018, principalmente no nordeste do Estado onde pescadores profissionais têm agido na ilegalidade e dizimado o estoque pesqueiro do rio Araguaia.”


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato