Últimas Notícias

Ibama e Semat apreendem cerca de 300kg de pescado ilegal em Altamira (PA)

Durante a√ß√Ķes realizadas na manh√£ deste domingo (4), em Altamira no sudoeste do Par√°, fiscais da SEMAT, agentes do IBAMA, Pol√≠cia Militar (GTO) e Guarda Municipal, al√©m de agentes do Demutran apreenderam cerda de 300 kg de pescado que estavam sendo comercializados de forma ilegal nos mercados do munic√≠pio.

A ação teve como objetivo autuar infratores que ignoram a lei já que nesta região do Xingu, algumas espécies estão no período de defeso até o dia 15 de março.

Dentre as espécies apreendidas e proibidas de serem capturadas nesse período estavam o Curimatá, Pacu, Aracu, Pirapitinga, Marapá, Fura-calça, Branquinha e Jutuarana.

Já os surubins apreendidos estavam em tamanho inferior ao estipulado pelos órgãos fiscalizadores, que deve respeitar o tamanho mínimo de 80cm, e os que foram encontrados em sua maioria se quer chegava a 70cm.

Doação
Todos os peixes apreendidos foram levados para institui√ß√Ķes na cidade e doados, a casa do Idoso pr√≥ximo a estrada da Serrinha e o ECOM – Espa√ßo de Conviv√™ncia do Munic√≠pio que abriga crian√ßas em situa√ß√£o de risco ou conflito, foram as beneficiadas.

Fiscalização
Essa j√° √© a segunda grande apreens√£o de pescado em per√≠odo de defeso em Altamira, a √ļltima a√ß√£o realizada em fevereiro aconteceu no Rio Xingu, na regi√£o do Po√ß√£o, Furo do Trindade e Bacabal, quando agentes do IBAMA e SEMAT tamb√©m apreenderam 400kg de peixes como; Curimat√£ e piau, que tem a pesca proibida nessa √©poca do ano. O defeso come√ßou no Xingu em 15 de novembro do ano passado e segue at√© o dia 15 de mar√ßo/2018, por√©m o pescador profissional tem o direito de pescar at√© 10kg para consumo de subsist√™ncia de sua fam√≠lia, j√° o pescador amador tem o direito de pescar at√© 5kg, toda e qualquer pesca das esp√©cies para com√©rcio √© proibida.


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato