Ibama e Semat apreendem cerca de 300kg de pescado ilegal em Altamira (PA) – Portal Pesca Amadora Esportiva Ibama e Semat apreendem cerca de 300kg de pescado ilegal em Altamira (PA) | Ibama e Semat apreendem cerca de 300kg de pescado ilegal em Altamira (PA) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Ibama e Semat apreendem cerca de 300kg de pescado ilegal em Altamira (PA)

Durante ações realizadas na manhã deste domingo (4), em Altamira no sudoeste do Pará, fiscais da SEMAT, agentes do IBAMA, Polícia Militar (GTO) e Guarda Municipal, além de agentes do Demutran apreenderam cerda de 300 kg de pescado que estavam sendo comercializados de forma ilegal nos mercados do município.

A ação teve como objetivo autuar infratores que ignoram a lei já que nesta região do Xingu, algumas espécies estão no período de defeso até o dia 15 de março.

Dentre as espécies apreendidas e proibidas de serem capturadas nesse período estavam o Curimatá, Pacu, Aracu, Pirapitinga, Marapá, Fura-calça, Branquinha e Jutuarana.

Já os surubins apreendidos estavam em tamanho inferior ao estipulado pelos órgãos fiscalizadores, que deve respeitar o tamanho mínimo de 80cm, e os que foram encontrados em sua maioria se quer chegava a 70cm.

Doação
Todos os peixes apreendidos foram levados para instituições na cidade e doados, a casa do Idoso próximo a estrada da Serrinha e o ECOM – Espaço de Convivência do Município que abriga crianças em situação de risco ou conflito, foram as beneficiadas.

Fiscalização
Essa já é a segunda grande apreensão de pescado em período de defeso em Altamira, a última ação realizada em fevereiro aconteceu no Rio Xingu, na região do Poção, Furo do Trindade e Bacabal, quando agentes do IBAMA e SEMAT também apreenderam 400kg de peixes como; Curimatã e piau, que tem a pesca proibida nessa época do ano. O defeso começou no Xingu em 15 de novembro do ano passado e segue até o dia 15 de março/2018, porém o pescador profissional tem o direito de pescar até 10kg para consumo de subsistência de sua família, já o pescador amador tem o direito de pescar até 5kg, toda e qualquer pesca das espécies para comércio é proibida.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato