Últimas Notícias

Centenas de peixes aparecem mortos no Rio Paranaíba em Itumbiara (GO)

Moradores de Itumbiara, na região sul de Goiás, registraram imagens que mostram centenas de peixes mortos na água e nas margens do Rio Paranaíba. A Agência Municipal de Meio Ambiente (Ammai) apura a suspeita de que os animais tenham morrido depois de fazendeiros da região aplicaram agrotóxicos em suas propriedades.

Segundo o presidente da Ammai, José Márcio Margonari, amostra de materiais foram coletadas e, caso a contaminação seja comprovada, os donos das propriedades poderão ser responsabilizados.

‚ÄúN√≥s j√° fizemos a coleta de exemplares de peixes, de v√°rias esp√©cies, e vamos fazer os exames toxicol√≥gicos, fazer uma bi√≥psia destes peixes para que a gente tenha uma resposta, inclusive com probat√≥rio do causa da morte destes peixes‚ÄĚ, disse

As imagens mostram centenas de peixes de todas as espécies mortos ou agonizando na água. As imagens foram feitas por moradores que estavam em ranchos de Itumbiara (GO).

O pescador Jo√£o Gon√ßalves de Oliveira afirma que sentiu o cheiro forte do agrot√≥xico e que, minutos depois, come√ßou a ver animais mortos. ‚ÄúIsso a√≠ s√£o milhares que a gente v√™ descendo o rio. Sem falar milh√Ķes de alevinos que j√° morreram. Isso √© sem d√ļvida. Quando a gente sentiu um forte cheiro de veneno aqui, j√° come√ßaram a aparecer peixes mortos‚ÄĚ, disse.

Por conta da morte dos animais, a Associação dos Pescadores de Itumbiara suspendeu a pesca, e vai mandar os pescadores para outra área do rio. Segundo o presidente da instituição, Leives Carlos Mercedes, o consumo do animal também deve ser afetado.

‚Äú√Č para suspender a pesca e tamb√©m o consumo deste pescado aqui nesta regi√£o e, de certa forma, vamos remanejar estes pescadores para um reservat√≥rio em cima, ou que seja mais embaixo‚ÄĚ, disse.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Secretaria de Meio Ambiente de Araporã (MG) que fica na outra margem do rio, informaram à TV Anhanguera que não foram notificados pela Ammai, mas que vão enviar agentes para ajudar na investigação da morte dos animais.

Imagens TV Anhanguera (GO)


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato