Policia Ambiental apreende 18 kg de pescado ilegal capturados no Rio Paraná – Portal Pesca Amadora Esportiva Policia Ambiental apreende 18 kg de pescado ilegal capturados no Rio Paraná | Policia Ambiental apreende 18 kg de pescado ilegal capturados no Rio Paraná – Portal Pesca Amadora Esportiva

Policia Ambiental apreende 18 kg de pescado ilegal capturados no Rio Paraná

Em deslocamento pela Rodovia PR-485, no município de Xambrê (PR) nesse domingo (8), uma equipe da Polícia Ambiental de Umuarama (PR) realizou abordagem a um veículo com embarcação acoplada, constatando que os ocupantes do veículo retornavam de uma pescaria no Rio Paraná.

No ato da fiscalização, os policiais localizaram peixes de espécies nativas variadas (dourado, curimba, piau, corvina, armau e palmito), totalizando 18,500 kg. Dentre estes peixes, foi constatado que 11 espécimes de Abotoado mediam entre 24 cm e 30 cm, ou seja, com tamanho inferior ao mínimo permitido para a captura, que é de 40 cm.

Também localizaram outros dois peixes da mesma espécie sendo transportados sem cabeça, o que é igualmente proibido. Diante da constatação do crime tipificado no Art. 34, inciso III, da Lei 9.605 de 1.998 (transportar espécimes provenientes da pesca proibida), os policiais realizaram a apreensão dos peixes e a condução do infrator preso (residente em Pérola) para a Delegacia de Polícia Civil de Umuarama para a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante.

Além das consequências na esfera criminal, cuja pena vaia entre 01 a 03 anos de detenção, o infrator também será autuado administrativamente (multado) pelo Instituto Ambiental do Paraná.

Após constatação de boas condições sanitárias para o consumo, realizada por profissional especializado, os peixes apreendidos foram doados para a entidade beneficente denominada Lar São Vicente de Paula (Lar dos Velhinhos), na cidade de Umuarama.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato