Pescadores esportivos realizam coleta de lixo no Lago Azul em Araguaína (TO) – Portal Pesca Amadora Esportiva Pescadores esportivos realizam coleta de lixo no Lago Azul em Araguaína (TO) | Pescadores esportivos realizam coleta de lixo no Lago Azul em Araguaína (TO) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pescadores esportivos realizam coleta de lixo no Lago Azul em Araguaína (TO)

Cerca de 30 pescadores participaram durante esse final de semana, sábado 28) e domingo (29), da ação de coleta de lixo no lago Azul, um dos cartões postais de Araguaína (TO). Um dos organizadores, o empresário Oseni Emiliano, disse que os voluntários recolheram capacete e até unidades de agrotóxicos.

“No dia-a-dia, batendo a isca, passamos a ver a grande quantidade de lixo no lago, então resolvemos agir para que o lago fique ainda mais bonito”, contou Oseni.

Alguns voluntários recolheram objetos às margens do lago, outros utilizaram caiaques para acessar áreas mais isoladas. Oseni disse que essa ação não será suficiente para retirar todos os objetos. “Tem muito lixo, não recolhemos tudo. Vai ser preciso outras ações para retirarmos mais”.

“A gente que pratica pesca esportiva, tem um lago dentro de casa e a gente se depara com esses objetos largados no nosso rio. Eu encontrei um capacete, garrafinha de água, detergente, latinha de cerveja e outros objetos”, contou o pescador esportivo, Leandro Luz.

A ideia dos pescadores é que a limpeza vire rotina. O intuito é que cada pescador que vá pescar no lago, leve sacos para recolher lixo, não apenas o produzido, mas também o que estiver no perímetro onde estejam pescado.

O engenheiro ambiental João Guilherme disse que grande parte do lixo não é jogada diretamente no lago. “A gente constata diversos tipos de resíduos, desde a população que joga papel de balinha, latinha na rua. Esse material vai cair nas bocas de lobo e vai futuramente escoar para o rio. Mas é possível constatar também materiais de resíduos de agrotóxicos e também embalagens de óleo automotivo”.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato