Últimas Notícias

Pescadores esportivos realizam coleta de lixo no Lago Azul em Araguaína (TO)

Cerca de 30 pescadores participaram durante esse final de semana, s√°bado 28) e domingo (29), da a√ß√£o de coleta de lixo no lago Azul, um dos cart√Ķes postais de Aragua√≠na (TO). Um dos organizadores, o empres√°rio Oseni Emiliano, disse que os volunt√°rios recolheram capacete e at√© unidades de agrot√≥xicos.

‚ÄúNo dia-a-dia, batendo a isca, passamos a ver a grande quantidade de lixo no lago, ent√£o resolvemos agir para que o lago fique ainda mais bonito‚ÄĚ, contou Oseni.

Alguns volunt√°rios recolheram objetos √†s margens do lago, outros utilizaram caiaques para acessar √°reas mais isoladas. Oseni disse que essa a√ß√£o n√£o ser√° suficiente para retirar todos os objetos. ‚ÄúTem muito lixo, n√£o recolhemos tudo. Vai ser preciso outras a√ß√Ķes para retirarmos mais‚ÄĚ.

‚ÄúA gente que pratica pesca esportiva, tem um lago dentro de casa e a gente se depara com esses objetos largados no nosso rio. Eu encontrei um capacete, garrafinha de √°gua, detergente, latinha de cerveja e outros objetos‚ÄĚ, contou o pescador esportivo, Leandro Luz.

A ideia dos pescadores é que a limpeza vire rotina. O intuito é que cada pescador que vá pescar no lago, leve sacos para recolher lixo, não apenas o produzido, mas também o que estiver no perímetro onde estejam pescado.

O engenheiro ambiental Jo√£o Guilherme disse que grande parte do lixo n√£o √© jogada diretamente no lago. ‚ÄúA gente constata diversos tipos de res√≠duos, desde a popula√ß√£o que joga papel de balinha, latinha na rua. Esse material vai cair nas bocas de lobo e vai futuramente escoar para o rio. Mas √© poss√≠vel constatar tamb√©m materiais de res√≠duos de agrot√≥xicos e tamb√©m embalagens de √≥leo automotivo‚ÄĚ.


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato